top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Mulheres Ativas: Cuidando da Sua Saúde - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Mulheres Ativas: Cuidando da Sua Saúde

Responsável pelo projeto: Sabina Bandeira Aleixo

Instituição: Grupo Apoio Portadores de Câncer (GAPCCI)


Instituições parceiras: Banco SICOOB, Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, ONG-GAPCCI e usuárias do SUS



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto foi atuar na reabilitação através da fisioterapia auxiliando no tratamento de laser associado a modalidades após o tratamento oncológico e na estimulação da autonomia física e no protagonismo das mulheres. O público-alvo incluiu mulheres residentes na região sul-capixaba, usuárias do SUS em reabilitação pós-tratamento de câncer de mama ou colo de útero, desempregadas com baixa escolaridade e com necessidade de fisioterapia.


O projeto contou com a participação ativa das mulheres em todas as etapas garantindo a relevância e eficácia do tratamento. O projeto foi implementado no Cacon do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, no serviço de fisioterapia oncológica na cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Durante o processo foram adquiridos recursos necessários e integrados às atividades de fisioterapia. As mulheres foram acompanhadas no ambulatório, com triagem realizada por profissionais do Serviço Social, as sessões de fisioterapia incluíram intervenções de laser intravaginal, que após a melhora da dor e movimento, incentivou-se a retomada das atividades diárias. A evolução foi avaliada ao longo do ciclo de intervenções, e instruções escritas foram fornecidas para consolidar os ganhos do tratamento.


Atualmente, o projeto está em andamento e a avaliação final está prevista para e 2025, analisando o impacto do tratamento nas condições físicas e no bem-estar das mulheres. Com a expansão e sustentabilidade do projeto, as mulheres poderão beneficiar-se de acesso contínuo a tratamentos inovadores e integrados, promovendo a recuperação física e psicológica pós-câncer, reduzindo dessa forma disparidades regionais no cuidado pós-oncológico. O projeto buscou promover para as mulheres a retomada de suas atividades diárias e reintegração ao mercado de trabalho, fortalecendo sua autonomia e independência financeira.


Saiba Mais:

Comments


bottom of page