top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

7º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde de Goiás - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: 7° Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde de Goiás

Responsáveis pelo projeto: Luciana Barbosa Carneiro e Monike Lourenço Dias Rodrigues

Instituição: Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG)

Instituições parceiras Lions Clube Internacional, Liga Acadêmica de Diabetes da UFG e de Oftalmologia da PUC GO, Colégio Brasileiro de Oftalmologia (CBO), CREMEGO, Prefeitura de Goiânia, CDI (Doppler de carótidas), Hospital Encore (eletrocardiograma), Laboratório Núcleo (exames laboratoriais de glicemia capilar, creatinina e microalbuminúria).

Sobre o Projeto

O projeto tem por objetivo a prevenção da cegueira, amputação de membros, hemodiálise, doenças cardiovasculares e morte súbita causadas pelo diabetes em pessoas em livre demanda ou encaminhadas de serviços de referência, além de tratar os casos graves e oferecer educação em saúde para todos, visando o controle da condição em seus estágios iniciais e impedindo a evolução com complicações. Contribui também na formação acadêmica de centenas de residentes e universitários.


O Mutirão de Diabetes, em sua sétima edição, foi implementado pela Fundação Banco de Olhos de Goiás (FUBOG) e Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) da Universidade Federal de Goiás. Foram atendidas pessoas com diabetes em livre demanda. Todas eram submetidas a uma anamnese detalhada e fundoscopia; aquelas que apresentavam alguma alteração eram submetidas a diversos exames complementares para o diagnóstico de complicações sistêmicas decorrentes do diabetes. Foram mais de mil atendimentos no último mutirão, com a coleta de todos os dados, exames e procedimentos realizados para posterior tabulação dos mesmos. O processo de avaliação dos resultados está em andamento desde o fim do mutirão.


Das pessoas atendidas, cerca de 10% apresentaram alguma alteração na fundoscopia, sendo que foram realizados 161 procedimentos de fotocoagulação a laser, totalmente gratuitos, para o tratamento da retinopatia em pessoas com diabetes. Foram realizados também encaminhamentos ao nefrologista para o acompanhamento da microalbuminúria e tratamento da nefropatia em pessoas com diabetes. Houve o encaminhamento para ortopedista/neurologista para o acompanhamento da neuropatia e para cardiologia para tratamento de doenças cardiovasculares associadas. O Mutirão de Diabetes busca fazer o diagnóstico e tratamento das diversas complicações do diabetes, além de orientação e educação em saúde.

Saiba Mais

bottom of page