A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a publicação do novo recurso "Tabaco e Diabetes", disponível em seis idiomas (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo). Este recurso faz parte dos Resumos de Conhecimento sobre Tabaco da OMS e sublinha o impacto significativo do consumo de tabaco no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e nas complicações relacionadas.
O consumo de tabaco é um dos principais contribuintes para o aparecimento do diabetes tipo 2, que é responsável por mais de 95% dos casos de diabetes a nível mundial. Parar de fumar pode reduzir esse risco em 30-40%, assim como melhora o manejo do diabetes e diminui as chances de complicações como neuropatia, úlceras nos pés e condições que ameaçam a visão, como a retinopatia em pessoas com diabetes.
O material é o sétimo de uma série de Resumos de Conhecimento sobre Tabaco, com o objetivo de resumir as evidências atuais sobre a associação entre o uso de tabaco e o diabetes. Também pretende ser uma ferramenta de advocacy para incluir amplamente os profissionais de saúde na luta pelo controle do tabaco e prevenção de efeitos adversos à saúde relacionados ao tabaco.
Em julho de 2024, a OMS também publicou as "Diretrizes de tratamento clínico da OMS para a cessação do tabagismo em adultos". Esta diretriz oferece orientação técnica detalhada sobre intervenções eficazes para a cessação do tabagismo, alinhando-se com as diretrizes para a implementação do Artigo 14 da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco.
Apoiam os decisores políticos e os prestadores de cuidados de saúde na implementação de um conjunto abrangente de intervenções para a cessação do tabagismo, incluindo apoio comportamental prestado pelos prestadores de cuidados de saúde, intervenções digitais para a cessação e tratamentos farmacológicos em ambientes clínicos e comunitários, ajudando mais usuários de tabaco a deixarem de fumar e, em última análise, melhorando os resultados de saúde para aqueles em risco ou vivendo com diabetes.
Acesse o recurso aqui.
댓글