top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS busca especialistas para Grupo Consultivo (TAG) sobre Ganho de Peso Gestacional - Até 07/04

A Organização Mundial da Saúde busca especialistas para atuar como membros do Grupo Consultivo (TAG) sobre Ganho de Peso Gestacional (Technical Advisory Group on Gestational Weight Gain, em inglês TAG-GWG). Esta convocação fornece informações sobre o grupo consultivo em questão, os perfis de especialistas procurados, o processo de manifestação de interesse e o processo de seleção. As manifestações de interesse para o TAG-GWG vão até o dia 7 de abril.

Foto: Freepik

A gravidez é um período único no ciclo de vida para implementar intervenções e otimizar a saúde materno-infantil a longo prazo. O contato frequente das mulheres grávidas com o sistema de saúde, e sua forte motivação para otimizar sua saúde, tornam a gravidez “um momento de aprendizado especialmente poderoso” para muitos fatores de estilo de vida, incluindo gerenciamento de peso. Várias revisões sistemáticas concluíram que o estilo de vida e as intervenções médicas voltadas para mulheres grávidas podem efetivamente levar ao ganho de peso gestacional (GPG) dentro dos intervalos recomendados, destacando a importância do monitoramento desse indicador.


O que faz o TAG-GWG?

O TAG-GWG aconselhará a OMS sobre:

  • o protocolo detalhado, incluindo a definição dos critérios de elegibilidade para determinar uma amostra o mais prescritiva possível;

  • os métodos e abordagens a serem usados ​​para o desenvolvimento dos padrões internacionais GWG;

  • um plano de pesquisa necessário para definir faixas e recomendações ideais de GWG.

Todas as recomendações do TAG-GWG são consultivas para a OMS. Os membros devem respeitar a imparcialidade e independência exigidas da OMS. No desempenho de seu trabalho, eles não podem solicitar ou aceitar instruções de nenhum governo ou autoridade externa à Organização.


Quem pode participar?

O TAG-GWG será multidisciplinar, com membros que possuem uma gama de conhecimentos técnicos, habilidades e experiências, incluindo pensadores importantes e influentes relevantes para o Ganho de Peso Gestacional. Serão selecionados até 15 membros nas áreas de:

  • Saúde/nutrição materno-infantil

  • Epidemiologia nutricional

  • Obstetrícia, Ginecologia e Perinatologia (pesquisadores e clínicos)

  • Epidemiologia perinatal

  • Estatísticas médicas

  • Partes interessadas/especialistas em saúde pública em saúde reprodutiva da mulher

Para registrar seu interesse no TAG-GWG, envie os seguintes documentos até as 18h59 horário de Brasília) do dia 7 de abril de 2023, para NFSdata@who.int usando o assunto “Manifestação de interesse pelo TAG-GWG”:

  • Uma carta de apresentação, indicando sua motivação para se candidatar e descrevendo como você cumpre os critérios de seleção. Observe que, se selecionado, a adesão será em capacidade pessoal. Portanto, não use papel timbrado ou outra identificação do seu empregador;

  • O seu curriculum vitae (CV) (máximo de cinco páginas);

  • Uma lista de publicações revisadas;

  • Um formulário de Declaração de Interesses (DOI) assinado e preenchido para especialistas da OMS, disponível em https://www.who.int/about/ethics/declarations-of-interest.

Após o envio, sua manifestação de interesse será analisada pela OMS. Devido a um alto volume de interesse esperado, apenas indivíduos selecionados serão informados.


Clique aqui para se acessar a manifestação de interesse da OMS.


Para mais informações sobre o Grupo Consultivo Técnico sobre Ganho de Peso Gestacional, clique aqui.

bottom of page