top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OPAS lança iniciativa com ações na APS para melhorar os cuidados com as CCNTs

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lança uma iniciativa chamada “Melhores cuidados para as CCNTs: Acelerando ações na Atenção Primária à Saúde”. O objetivo da organização é expandir o acesso equitativo a serviços integrados e abrangentes para condições crônicas não transmissíveis (CCNTs) na Atenção Primária à Saúde (APS) na região das Américas.

Foto: Divulgação

As CCNTs são as principais causas de morte na Região das Américas, 4 a cada 5 pessoas perdem suas vidas por complicações dessas condições e um terço ocorre prematuramente (entre 30 e 70 anos). As estimativas atuais são de que 240 milhões de adultos nas Américas vivem com pelo menos uma CCNT e necessitam de acesso a cuidados de saúde primários contínuos.


Globalmente, espera-se apenas que 14 países alcancem a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de redução de um terço da mortalidade prematura por CCNT (em relação aos níveis de 2015) até 2030. Persistem lacunas significativas na disponibilidade de serviços de saúde de qualidade nas Américas. Apenas 20 dos 35 países relatam ter diretrizes/protocolos para o tratamento das CCNTs mais comuns através de uma abordagem de cuidados primários, e apenas 9 dos 35 países relatam ter terapia medicamentosa, incluindo manejo glicêmico, e aconselhamento para pessoas elegíveis em alto risco, para prevenir ataques cardíacos e derrames.


Os Objetivos da iniciativa da OPAS são:

  • Reforçar a capacidade das autoridades de saúde para planejar e implementar serviços abrangentes para as CCNTs nos cuidados de saúde primários.

  • Aumentar a capacidade dos serviços de cuidados de saúde primários para fornecer rastreio, diagnóstico, tratamento e cuidados de acompanhamento contínuos de CCNTs de qualidade abrangente, incluindo serviços de referência e contrarreferência.

  • Fortalecer a recolha de dados e a monitorização do diagnóstico, tratamento e resultados dos cuidados de CCNTs para pessoas com a(s) condição(ões).

Foto: Divulgação

A iniciativa divulga dados alarmantes como as mortes por CCNTs no ano de 2019, em todos os países da região das Américas. Os dados se baseiam na quantidade de óbitos por 100 mil habitantes e o Brasil ocupa a 23ª posição entre 33 países com 425.2 mortes. A lista tem Haiti (838.7 mortes por 100 mil habitantes), Guiana e Suriname com os piores índices, enquanto Canadá (301.5 mortes por 100 mil habitantes), Peru e Costa Rica apresentaram as menores taxas nas Américas.


Conheça as ações da OPAS para as Áreas Estratégicas

  1. Planos operacionais nacionais para ampliação e expansão de serviços abrangentes para CCNTs na APS

  2. Alcance comunitário e participação em serviços para CCNTs

  3. Orientação normativa e melhoria da qualidade do cuidado

  4. Desenvolvimento da força de trabalho nos cuidados de saúde primários para as CCNTs

  5. Expansão do essencial de medicamentos e tecnologias para CCNTs

  6. Melhoria da informação e monitorização das CCNTs

Como resultado das ações, espera-se que a iniciativa conduza a melhorias globais na qualidade dos cuidados prestados às pessoas com CCNTs e, em última análise, nos resultados de saúde para as pessoas que vivem com alguma condição. Os resultados esperados incluem:

  • Melhorar as decisões individuais relacionadas com estilo de vida saudável e autogestão

  • Melhorar as taxas de manejo para hipertensão, diabetes e asma

  • Reduzir as taxas de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral

  • Reduzir as taxas de complicações do diabetes

  • Maior cobertura para rastreio do cancro do colo do útero e tratamento ablativo de doenças pré-cancerosas lesões

  • Aumentar as taxas de detecção precoce do câncer de mama

A OPAS incentiva os países a adotarem esta iniciativa para ampliar e acelerar a integração de serviços abrangentes de CCNTs na APS como uma das ações necessárias para promover a recuperação na era pós-pandemia, entre os anos de 2023 e 2030.


Acesse o relatório completo aqui.


Comentários


bottom of page