top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

FEBRACE-FórumDCNTs 2023: Produção de uma Pomada para o Tratamento de Ferimentos Cutâneos

Resumo de projeto apresentado na FEBRACE 2023 e selecionado por seu potencial na categoria FEBRACE-FórumDCNTs 2023


Produção de uma Pomada para o Tratamento de Ferimentos Cutâneos

De cada 1000 pessoas no Brasil, duas possuem algum tipo de ferida de difícil cicatrização, totalizando cerca de 485 mil pessoas/ano. Na área veterinária são aproximadamente 87 mil animais de pequeno porte com algum tipo de lesão na pele necessitando de tratamento. Desta forma, pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu desenvolveram como solução o projeto Cicatribio que visa trazer ao mercado um creme gel cicatrizante produzido a partir do látex de mangaba, que é um insumo natural obtido de forma sustentável e proveniente da biodiversidade brasileira.

O diferencial do Cicatribio é que, além da utilização da ação cicatrizante que ocorre entre 2 a 10 dias após a aplicação, o cliente terá à disposição um aplicativo operado por meio da inteligência artificial que será capaz de realizar um acompanhamento personalizado através da análise, medição e monitoramento cicatricial da lesão na pele de humanos e animais auxiliando assim, tanto as pessoas/animais com a lesão quanto os profissionais de saúde no tratamento das feridas. O produto fruto de pesquisa de estudantes do Ensino Médio já está no mercado e é indicado para o tratamento de feridas crônicas, acidentais, queimaduras, feridas cirúrgicas e dermatites presentes na pele de cães, felinos, equinos e bovinos. A fórmula desenvolvida pelos pesquisadores possui em sua composição o extrato de mangaba que auxilia na regeneração da pele de animais de forma mais rápida. Além disso, de forma inovadora, o Cicatribiovet, conta com um aplicativo operado por inteligência artificial, capaz de medir, analisar e acompanhar em tempo real o processo cicatricial da ferida, auxiliando tutores e médicos veterinários no tratamento dos ferimentos nos animais.


Autores: Isis Beatriz Souza Pereira (Estudante), Márcio Victor Soares Souza (Estudante), Saulo Luis Capim (Orientador) e Jane Lima dos Santos (Coorientadora)


Instituição: IF Baiano - Campus Catu/BA

Comments


bottom of page