top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Posturadinho e calmo - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Posturadinho e calmo

Responsável pelo projeto: Tiago José de Souza

Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Mazagão - Amapá


Instituições parceiras: Pastoral da Criança



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto foi a promoção de práticas integrativas, a redução do peso excessivo das mochilas dos alunos, o treinamento dos professores em boas práticas posturais, a implementação da hora do chá no intervalo, a inserção da aromaterapia e meditação, e a elaboração de material didático sobre cultura de paz, meditação e práticas posturais. Durante a execução do projeto, foram monitorados o feedback dos professores e os impactos das ações. Resultados indicaram que, de 250 crianças com mochilas pesadas, 60 estavam acima do peso correto, resultando na readequação do peso das mochilas para prevenir problemas posturais.


O projeto teve seu período de implementação de outubro de 2022 a fevereiro de 2024, sendo realizado no município de Mazagão, Amapá, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), levando ações para escolas públicas da rede municipal, com foco nos estudantes do ensino infantil. A metodologia do projeto envolveu um planejamento baseado em levantamento de dados, incluindo o censo escolar e a PENSE, além da escuta dos professores para identificar problemas como alunos carregando mochilas pesadas, irritabilidade e brigas no intervalo.


Para garantir sua sustentabilidade, planeja-se expandi-lo para a zona rural do município. A escalabilidade do projeto para outras localidades poderia potencializar seu viés de educação popular em saúde. O projeto envolveu a participação direta das crianças com a parceria com uma instituição local para difundir o cuidado nutricional e as práticas de educação. A maioria das crianças beneficiadas pelo projeto provém da área ribeirinha do município, caracterizando-as como um grupo vulnerável. As temáticas trabalhadas foram boas práticas posturais, meditação, uso de práticas integrativas e cultivo de uma cultura de paz.

Comments


bottom of page