top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Geneva Health Forum e AXA lançam prêmio para abordar o impacto da poluição na saúde humana - Até 21/4

O Fórum de Saúde de Genebra (Geneva Health Forum) e AXA Research Fund lançam o Prêmio Grand Jet d'Or de Genève para abordar o impacto da poluição na saúde humana, com premiação no valor de € 50 mil (aproximadamente R$ 271,5 mil na cotação atual). A submissão de projetos vai até 21/04/2024.


Foto: Divulgação

Na sua 10ª edição, de 27 a 29 de maio de 2024, o GHF abordará questões cruciais para o nosso futuro sob o tema "Saúde, um bem comum!". Como parte da sua missão de promover a investigação acadêmica sobre os principais desafios sociais e contribuir para o progresso humano, o Fundo de Investigação AXA, a filantropia científica global do Grupo AXA, lançada em 2008, associa-se ao GHF neste esforço.


À luz desta colaboração, o GHF apresenta uma nova convocatória para o Prémio Grand Jet d'Or de Genève, em parceria com o Fundo de Investigação AXA: Soluções médicas e de saúde para abordar os efeitos adversos da poluição nos seres humanos.


A poluição é um importante problema de saúde global, afetando a saúde humana, causando doenças respiratórias, problemas cardíacos e câncer devido à exposição a poluentes no ar, na água e no solo. Foi dada atenção específica a poluentes como as substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), que estão associadas ao câncer, às condições da tireoide e a problemas de desenvolvimento. Outros poluentes, como metais pesados, compostos orgânicos voláteis (COV), partículas, poluentes orgânicos persistentes (POP) e poluentes do ar interior, apresentam graves riscos para a saúde, incluindo danos neurológicos, distúrbios reprodutivos e doenças respiratórias, destacando o amplo impacto da poluição no bem-estar humano.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a exposição à poluição do ar é responsável por cerca de 7 milhões de mortes prematuras em todo o mundo a cada ano. Abordar as questões de saúde relacionadas com a poluição é crucial, conforme sublinhado em 24 de maio de 2023, pela resolução da Assembleia Mundial da Saúde "WHA76.17 - Os impactos dos produtos químicos, dos resíduos e da poluição na saúde humana". A resolução apela aos Estados-Membros para que trabalhem nos impactos na saúde humana associados aos plásticos, atuem nas ligações entre produtos químicos, resíduos, poluição e outras prioridades de saúde, bem como preparem uma proposta para um painel científico-político para contribuir para a boa gestão de produtos químicos e resíduos.


Objetivos do Prêmio


O objetivo do Prêmio Grand Jet d'Or de Genève é apoiar uma equipe de pesquisa envolvida na pesquisa ou implementação de projetos baseados em pesquisa com foco no tratamento de saúde, medições, uso de dados e envolvimento da comunidade na abordagem de problemas de saúde relacionados à poluição. Os projetos propostos devem demonstrar o seu potencial para mudar as práticas de saúde e melhorar os resultados de saúde em relação à poluição do ar, da água e do solo. Serão favorecidas equipas multidisciplinares que explorem práticas ou ferramentas inovadoras.


Os projetos não devem centrar-se apenas em medidas preventivas para reduzir a poluição no ambiente, mas também abranger um âmbito mais amplo, incluindo a avaliação da poluição existente, a remoção de poluentes do corpo e do ambiente, o desenvolvimento de soluções médicas para condições relacionadas com a poluição e a descoberta de formas de melhorar saúde apesar da poluição existente.


Submissões de propostas


A chamada estará aberta de 11 de março a 21 de abril de 2024, às 20 horas (horário de Brasília/DF). As inscrições devem ser enviadas online e em inglês. Será considerada apenas uma inscrição por instituição.


A Comissão Científica selecionará as sete melhores candidaturas, que serão posteriormente submetidas à Comissão do Programa para a seleção final do vencedor. O grupo de pesquisa premiado será anunciado no dia 27 de maio de 2024, após o primeiro dia do Fórum de Saúde de Genebra, na presença da equipe vencedora.


Quem é o Fórum de Saúde de Genebra (Geneva Health Forum)?


Desde 2006, o Fórum de Saúde de Genebra (GHF) tem unido as partes interessadas para abordar questões críticas de saúde global a cada dois anos. Ao amplificar as vozes dos especialistas no terreno e facilitar as ligações com decisores políticos influentes, o Fórum proporciona uma plataforma para apresentar práticas inovadoras, acessíveis e sustentáveis, bem como iniciativas significativas. Através das suas edições, o GHF emergiu como um evento fundamental na abordagem dos desafios globais de saúde.


Inscreva-se aqui.


bottom of page