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1º Advocacy Day - Workshop de capacitação - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: 1º Advocacy Day - Workshop de capacitação

Responsável pelo projeto: Fabiana Fernandes Amaral Couto

Instituição: Movimento Influencers Diabetes Brasil


Instituições parceiras: Novo Nordisk, Oncoguia, Anvisa, Assistência Farmacêutica, Ministério da Saúde (Conitec), Legislativo, FórumCCNTs, Sociedade Brasileira de Diabetes, ADJ Diabetes Brasil, entre outros



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto “Advocacy Day” é o de educar, capacitar e empoderar os influenciadores digitais em diabetes de todo o Brasil a aumentarem a sua compreensão e envolvimento em questões de políticas públicas; aumentando o ativismo social dentro e fora das mídias digitais, e com isso, levando a divulgação de informações sobre o Advocacy, participação social e outros assuntos relacionados para o público geral contribuindo assim com o desenvolvimento de uma visão de cidadania entre todos.


Fazemos isso através de uma rede de pessoas conectadas o ano todo e através também de um evento anual “Advocacy Day” no qual trazemos especialistas de todos os setores e dezenas de influenciadores para assistirem palestras, dinâmicas e discutirem ações sobre políticas públicas.


Em Ago/2021 foi realizada a primeira edição do evento, de forma online via transmissão pelo Zoom para todo o Brasil, com mais de 60 participantes, entre eles influenciadores digitais em diabetes e formadores de opinião.


Antes do evento, foi realizada uma pesquisa com os inscritos para identificar seus interesses e avaliar seu nível de conhecimento. Após o evento, o mesmo questionário foi aplicado, revelando um aumento significativo no interesse e conhecimento do público presente:


  • 45% das pessoas relatando melhor compreensão do que é participação social;

  • 36% que passaram a entender mais sobre Direitos da Pessoa;

  • 75% das pessoas relata que entendem melhor o sistema de encaminhamento da pessoas no SUS APÓS o workshop e;

  • 16% expressando maior desejo de se envolver em consultas públicas. 


O projeto contou com a participação ativa do público-alvo na sugestão de temas, no preenchimento de formulários de avaliação e na interação durante o workshop. Além disso, incluiu grupos vulneráveis de diversas regiões do Brasil, como Norte e Nordeste, abrangendo áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.


A implementação e avaliação do projeto ocorreram sob a supervisão conduzindo uma jornada educacional em conjunto com a equipe do projeto.


A necessidade de capacitar influenciadores digitais em diabetes para abordar questões relacionadas a políticas públicas, acesso à educação e tratamento, visando melhorar o engajamento e acesso da população a esses recursos de saúde foi a justificativa principal para a realização.


O projeto contou com parcerias de organizações públicas e privadas e diversas instituições governamentais e não governamentais, proporcionando uma abordagem abrangente. A continuidade do projeto é crucial para manter os resultados positivos alcançados e expandir seu impacto.


Saiba Mais:



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