top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Relatório de Progresso: Cuidando do seu Coração - Finalista Melhores Projetos 2021

Nome do Projeto: Cuidando de Todos l Cuidando do seu Coração

Instituição: Instituto Tellus

Responsável pelo projeto: Germano Guimarães

Contato: cuidandodoseucoracao@tellus.org.br - Sra. Thassia Alves e Sra. Mariana Silveira


Resultados Alcançados:


O Projeto Cuidando de Todos - Cuidando do seu Coração, um ano após ter sido finalista no Concurso Melhores Projetos FórumDCNTs 2021, manteve as suas parcerias desde a sua submissão, e atualmente, outras possíveis parcerias estão sendo avaliadas. Nos últimos 12 meses o projeto alcançou mais pessoas. A experiência de ser selecionado entre os 5 melhores projetos foi importante para assegurar que a iniciativa se desenvolvesse em um modelo exitoso de atuação de enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), capaz de gerar impactos na saúde das populações e das equipes de saúde da Atenção Básica em que está inserida, o que contribui para a continuidade e a escala.


Em 2021, 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS) contavam com o apoio da iniciativa. Em 2022, esse número aumenta para 236, sendo 71 UBS que faziam parte da iniciativa no ano da submissão ao Concurso, 161 novas UBS, uma UBS/ Ambulatório e 3 Centros de Saúde Escola. Uma análise amostral dos dados de prontuários em Itaquera, apresentados à época da submissão, mostravam aumento de 40% de pessoas monitoradas e aumento de 57% de pessoas controladas. Na Penha, o aumento foi de 19% de pessoas monitoradas e aumento de 34% de pessoas controladas. Atualmente, são 81% de participantes monitorados (de 44,75%, no 1º trimestre de 2017, para 80,99%, no 2º trimestre de 2022) e 135% de controlados (de 10,16%, no 1º trimestre de 2017, para 23,91%, no 2º trimestre de 2022) nas UBS em que a iniciativa apoia.


O número de indivíduos impactados passou de 781.647 para 1.281.125, considerando alcance de campanhas de comunicação de saúde, capacitações, eventos e ações de busca ativa. Durante o ano de 2022, foram realizados avanços por meio da implementação de soluções digitais em saúde como: Estratificação de Risco Cardiovascular Digital: Calculadora de risco para pessoas com doenças cardiovasculares, permitindo que todos os risco sejam calculados de maneira rápida e simples por profissionais de saúde na plataforma e-saúdesp; Plano de Autocuidado Pactuado (PAP) Digital e Analógico: Ferramenta que torna possível a pactuação de medidas de autocuidado entre profissional de saúde e usuário, que pode ser realizada tanto em meio físico quanto digital.


A versão digital também está disponível na plataforma e-saúdesp. O PAP Digital é dividido nas seguintes etapas: Identificação da pessoa, plano do autocuidado, pacto e repactuação. Com o PAP firmado, o acompanhamento ocorrerá nos seguintes momentos: Consulta médica, consulta com enfermeira(o) e procedimentos com equipe multiprofissional.


É importante ressaltar que, em agosto de 2022, a iniciativa Cuidando de Todos l Cuidando do seu Coração obteve aprovação e consequente publicação de artigo científico na revista internacional Health Research Policy and Systems sobre o Design Thinking, metodologia utilizada pela iniciativa para desenvolver as soluções implementadas ao longo da iniciativa.



Saiba Mais:



*Este projeto participou do Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs 2021, do FórumDCNTs, e foi selecionado entre os 5 melhores.


bottom of page