top of page

TPI lança relatório sobre as necessidades do setor filantrópico e mudanças significativas em CCNTs

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

A The Partnering Initiative (TPI), WINGS e a Philea lançou o relatório "Construindo bases para uma transformação colaborativa: uma análise das necessidades do setor filantrópico", um chamado à ação para um impacto muito mais transformador por meio de colaboração sistêmica multissetorial.


Imagem: TPI
Imagem: TPI

O mundo enfrenta múltiplas crises interligadas: uma necessidade urgente de transições verdes, digitais e sociais equitativas; aumento da radicalização e dos conflitos; crescentes ameaças às liberdades democráticas; e redução do espaço cívico – tudo isso enquanto sofre cortes sem precedentes na ajuda internacional ao desenvolvimento. O sistema atual claramente carece de resiliência e capacidade para enfrentar esses desafios. No entanto, nessas crises reside uma oportunidade para reimaginar fundamentalmente nossa abordagem ao desenvolvimento.


Isso só é possível alinhando e combinando as poderosas alavancas do setor público, privado, da população e, cada vez mais, dos investidores. A filantropia tem um papel vital a desempenhar para que essas colaborações aconteçam, oferecendo muito mais do que financiamento. Com sua flexibilidade única, poder de mobilização e apetite por risco, a filantropia pode impulsionar mudanças transformadoras, possibilitando uma colaboração ousada e intersetorial. Ela precisa agora ir além da concessão tradicional de subsídios para liberar os recursos coletivos de todos os setores e abordar problemas sistêmicos em sua raiz.


No entanto, apesar do crescente reconhecimento do poder das parcerias, ainda é difícil transformar a intenção em ação. A Iniciativa de Parceria, a WINGS e a Philea se uniram para realizar uma avaliação de necessidades e entender como o próprio setor de fundações precisa mudar para realizar a mudança necessária.


Esta avaliação de necessidades, desenvolvida por meio de extensa pesquisa com mais de 50 fundações, fornece insights valiosos sobre as práticas atuais de parceria, os desafios enfrentados e as aspirações futuras. Ao identificar as principais barreiras e compartilhar boas práticas, ela equipa as fundações com o conhecimento das mudanças internas necessárias para maximizar o impacto por meio de parcerias.


A pesquisa demonstra uma direção clara para o setor filantrópico: gerar um impacto muito mais transformador por meio da colaboração sistêmica multissetorial. Este relatório começa a esclarecer a jornada que as fundações precisam percorrer para concretizar com sucesso essa ambição. O caminho a seguir exigirá um investimento sustentado em múltiplas dimensões – desde o cultivo de mudanças de mentalidade, a construção de capacidade institucional e o desenvolvimento de novas modalidades de financiamento até o apoio a um ambiente propício à colaboração e o desenvolvimento de novas maneiras de mensurar mudanças complexas. Com a dizimação do sistema de ajuda internacional, a ação não poderia ser mais urgente ou mais importante.


Acesse o material na íntegra aqui.


Fonte: TPI

Comments


bottom of page