top of page

FórumCCNTs destaca iniciativas brasileiras de impacto no IDF World Diabetes Congress 2025, em Bangkok

  • Foto do escritor: FórumDCNTs
    FórumDCNTs
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

A cidade de Bangkok, na Tailândia, foi palco de um dos mais relevantes encontros globais sobre diabetes, realizado entre os dias 7 e 10 de abril de 2025: o IDF World Diabetes Congress 2025. O evento reuniu representantes de mais de 160 países, entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, organizações da sociedade civil e pessoas que vivem com diabetes. O objetivo central foi debater soluções e práticas de impacto para a redução de riscos, manejo e formulação de políticas públicas relacionadas ao diabetes, especialmente em países de baixa e média renda (LMICs).


Dr. Mark Barone (segundo da direita para a esquerda) durante o IDF World Diabetes Congress 2025. Foto: Arquivo pessoal
Dr. Mark Barone (segundo da direita para a esquerda) durante o IDF World Diabetes Congress 2025. Foto: Arquivo pessoal

O FórumCCNTs marcou presença mais uma vez com participações de destaque em simpósios e na apresentação de pôsteres, conduzidos por seu fundador e diretor-geral, Dr. Mark Barone — PhD e referência internacional em advocacy e políticas públicas voltadas às pessoas que vivem com diversas CCNTs, além de ter uma trajetória pessoal de 34 anos convivendo com diabetes tipo 1. Também integraram a delegação dois membros do seu Conselho Consultivo: a Dra. Hermelinda Pedrosa, vice-presidente médica e coordenadora do Comitê Mulheres e Diabetes da IDF, e o Dr. Ronaldo Wieselberg, presidente da ADJ Diabetes Brasil. Juntos, reforçaram o protagonismo das pessoas que convivem com condições crônicas e a importância da articulação multissetorial para fortalecer os sistemas de saúde e transformar políticas públicas.


Na sessão “Task shifting in policy development for diabetes prevention”, Mark palestrou sobre o tema “Organizations of people living with diabetes as key partners in policy development, health care and prevention programs”, ao lado do diretor-geral de CCNTs na Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Guy Fones, e destacou a importância de incorporar a experiência vivida pelas pessoas com diabetes como fonte legítima de conhecimento, incluindo-a em todas as etapas da formulação de políticas enfatizando a frase que sintetiza essa visão: “Nada sobre nós, sem nós.


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Apresentou dois programas brasileiros dos quais participou da fundação, The Young Leaders in Diabetes Training (YLDT-ADJ) de formação de jovens lideres em diabetes e o Programa de Intercâmbio entre Acampamentos de Diabetes na América do Sul — iniciativas da ADJ Diabetes Brasil que já promoveu 43 intercâmbios entre sete países, contribuindo para a formação de jovens líderes e o fortalecimento de redes regionais de apoio. Também citou o ofício encaminhado poucos dias antes do evento ao novo Ministro da Saúde do Brasil, assinado por 29 lideranças da sociedade civil, com propostas concretas para o enfrentamento das CCNTs no Brasil — incluindo a criação de uma coordenação nacional para obesidade, a formulação de uma política nacional de atividade física e o fortalecimento do apoio em saúde mental.


Na sessão “Policies and practices that improve management for people with diabetes in LMICs”, Mark conduziu uma apresentação ao lado do Dr. Jayaprakashsai Jana, da Índia, palestrou sobre “Best strategies of advocacy to change policies”, compartilhando a estratégia de advocacy do FórumCCNTs. A rede se consolidou como a maior plataforma multi-CCNTs do país, baseada em dados robustos, escuta ativa e diálogo direto com tomadores de decisão — envolvendo mais de 250 instituições dos setores público, privado e da sociedade civil.


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Entre os destaques, apresentou o papel das consultas públicas na atualização de diretrizes nacionais; a mobilização de evidências científicas junto a universidades e centros de pesquisa; a realização de conferências livres com participação social; e a criação de canais contínuos de diálogo com o Ministério da Saúde e secretarias municipais e estaduais.


Durante o painel de encerramento, Dr. Mark reforçou que “as mudanças mais duradouras nas políticas públicas ocorrem quando as vozes das pessoas diretamente afetadas estão no centro das decisões”.


Dois pôsteres científicos também foram apresentados, destacando conquistas recentes do FórumCCNTs no Brasil, resultado de processos colaborativos entre organizações de pessoas que vivem com diabetes, universidades, sociedades médicas e gestores públicos. Os trabalhos abordaram ações multissetoriais para redução de riscos e aprimoramento do cuidado em diabetes, incluindo a inclusão de distúrbios do sono como fator de risco no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para diabetes tipo 2 (atualizado em 2024), a articulação para ampliação do acesso a análogos de insulina e tecnologias de monitoramento da glicemia no SUS, além da aprovação de 15 propostas apresentadas pelo Fórum à 17ª Conferência Nacional de Saúde — hoje integradas ao Plano Nacional de Saúde 2024–2027.


O IDF World Diabetes Congress 2025 também trouxe à tona temas emergentes, como a relação entre tuberculose e diabetes, e celebrou os quatro anos do Global Diabetes Compact, da Organização Mundial da Saúde (OMS), com um painel que reuniu especialistas e pessoas com experiência vivida da condição, destacando a relevância da colaboração internacional. O FórumCCNTs, que participa ativamente desde o lançamento do Compact, reforça seu compromisso com essa agenda global. Com uma abordagem multidisciplinar e inclusiva, o congresso reafirmou a urgência de unir esforços para conter o avanço do diabetes no mundo e garantir acesso equitativo ao diagnóstico, tratamento e cuidado integral.


Participantes do IDF World Diabetes Congress 2025. Foto: Arquivo pessoal
Participantes do IDF World Diabetes Congress 2025. Foto: Arquivo pessoal

Em tom pessoal, Mark encerrou sua participação recordando amigos com diabetes tipo 1 que perdeu precocemente ao longo de sua trajetória, e reforçou o compromisso de seguir trabalhando por sistemas de saúde mais efetivos, acessíveis e centrados nas pessoas.


A presença do FórumCCNTs no IDF World Diabetes Congress 2025 reafirma seu compromisso com a promoção de políticas públicas baseadas em evidências, construídas a partir da colaboração entre diferentes setores e sustentadas pela experiência vivida das pessoas. Participar de um evento dessa magnitude reforça o papel do Fórum como articulador estratégico no enfrentamento das condições crônicas não transmissíveis e na defesa de sistemas de saúde mais justos, integrados e centrados nas pessoas.

Comments


bottom of page