top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Resultados Vigitel 2021 - Lançamento em 7 de abril de 2022

O FórumDCNTs acompanhou, na manhã do dia 7 de abril, a divulgação oficial dos resultados do Vigitel 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Abaixo compartilhamos alguns dos principais dados apresentado. Lembramos que, no dia 18/4, o diretor da Secretaria da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Giovanny França, estará presente no 10º encontro do FórumDCNTs, a fim de comentar os principais achados deste inquérito.

Importantes resultados, alguns indicando avanços e atingimento da meta, como no caso do tabagismo (9,1%), e, em outros, estagnação ou distanciamento das metas foram apresentados. Chamamos a atenção, também para o preocupante aumento do sobrepeso (57,2%) e da obesidade (22,4%), em paralelo com 18,2% das pessoas tendo consumido 5 ou mais ultraprocessados no dia anterior ao inquérito, 14% consumindo refrigerantes ou sucos artificiais 5 ou mais vezes por semana, 1 em cada 6 adultos não fazendo nenhuma atividade física, e 66% da população com mais de 3 horas diárias em frente a telas.


Uma novidade destacada foi o acompanhamento da prevalência de depressão, com resultado de 11,3% nas capitais e distrito federal. Em relação à hipertensão e ao diabetes, nota-se aumento da prevalência em comparação com os resultados do VIGITEL anterior.


Outra novidade foi a elaboração de um escore de vida saudável para comparação entre as cidades que participam do inquérito, considerando os diferentes achados do VIGITEL 2021:


Além dos dados apresentados e apresentação do relatório, a CGDANT/SVS/MS fez o lançamento da plataforma IVIS para acesso facilitado aos dados das diferentes edições do VIGITEL (http://plataforma.saude.gov.br/) e anunciou o cronograma do lançamento dos relatórios de tendência com base nos dados do VIGITEL:

Foram disponibilizados, ainda, os Cadernos de Evolução do VIGITEL 2006-2020: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel

bottom of page