top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Saúde na Medida - Concurso Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Saúde na Medida

Responsável pelo projeto: Tiago Almeida Alves

Instituição: UBS Severina Jacome de Oliveira - São Braz, Zona Rural de Cajazeirinhas - PB

Instituições Parceiras Nasf, Academia da Saúde e UBS.

Sobre o Projeto

O objetivo do projeto é combater as CCNTs/DCNTs da região e incentivar cada vez mais a prática de atividade física assim como a alimentação saudável e adequada a cada um, envolvendo nutricionista, psicóloga e a academia da saúde. De início é feita uma avaliação física para o cadastramento dos participantes; após essa avaliação todos são encaminhados para nutricionista, onde são orientados sobre alimentação saudável e um cardápio individual. Também se incentiva a prática de atividade física, usando a academia da saúde com treinos funcionais duas vezes por semana, sendo feita uma reavaliação a cada quadrimestre.

As práticas corporais/atividade física com a comunidade, idosos e crianças foram realizadas todas as segundas e quintas-feiras, sendo desenvolvidas levando em consideração as especificidades de cada grupo. Uma das estratégias de trabalho que vem sendo abordada é o treinamento funcional, tendo em vista sua aplicabilidade, pois contribui na melhoria da capacidade física e na promoção da saúde coletiva. Ao final de cada semestre são realizadas avaliações antropométricas com todos os usuários cadastrados e ativos no pólo, que em articulação com a equipe multidisciplinar oferecem suporte em outras esferas visando aprimorar o atendimento. Destaca-se também, que são desenvolvidas ações de Educação em Saúde, como Mês da Mulher, Setembro Amarelo dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, Outubro Rosa, entre outros, propiciando assim uma forma criativa de fazer promoção em saúde.


O projeto nasceu através da observação da população acima do peso por meio das visitas à unidade e também consultando os agentes comunitários de saúde (ACS), sendo um projeto para combater diretamente essa condição/doença crônica. Existem fichas de avaliação para controle para cada participante ter noção de sua evolução e saber junto com cada profissional onde precisa melhorar ou continuar com sua rotina. Percebe-se também, diminuição de complicações de doenças crônicas, fortalecimento do vínculo da comunidade com a equipe de saúde, e também a evolução satisfatória nas avaliações antropométricas, onde usuários passaram do nível de sobrepeso para o peso ideal. Com a crescente procura de usuários pelas atividades, houve a necessidade de aumentar os horários de atendimento à comunidade. O feedback satisfatório tem motivado o trabalho que vem sendo realizado, observando-se a transformação de uma comunidade que antes era caracterizada como sedentária e agora está cheia de vida. É importante ressaltar o privilégio de ter uma academia de saúde no campo, próxima à realidade da comunidade, com estrutura e profissional capacitado para a oferta de serviços, formando assim, pessoas mais ativas e com melhor qualidade de vida.


Saiba Mais

Comments


bottom of page