top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

SDG Philanthropy Platform - Guias RPA: Filantropia e ODS


Em 2015, os países do mundo se reuniram nas Nações Unidas e assinaram um acordo histórico chamado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que incluía um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A maioria dos financiadores filantrópicos verá que suas missões são confirmadas pelos ODS, pois praticamente todas as causas apoiadas pelos filantropos e fundações estão incluídas no ambicioso escopo dos ODS, que abrangem uma ampla gama de questões nas esferas econômica, social e ambiental.


Os financiadores também podem descobrir que os ODSs podem ajudá-los a estruturar problemas, conectar-se com outros responsáveis ​​pela mudança, fortalecer parcerias e comunicar sobre seu progresso - tudo isso para aumentar o impacto. As fundações e seus parceiros donatários podem participar desse esforço global contribuindo com fundos, implementando programas, compartilhando conhecimento e alinhando seus objetivos aos dos ODS.


As ações de coordenação estão em andamento em todos os níveis e em todos os países. Isso inclui esforços locais de sustentabilidade, como a parceria da Fundação Conrad N. Hilton com a cidade de Los Angeles. Também existem impressionantes esforços nacionais para se alinhar com os ODS, como o governo queniano que trabalha com filantropia e outros parceiros. Igualmente importante é o trabalho além das fronteiras nacionais, apoiado por financiadores como a Humanity United ou pelas próprias Nações Unidas.


Fundações de todas as formas e tamanhos podem participar significativamente. Por fim, os ODS apresentam aos financiadores uma oportunidade sem precedentes de ingressar e construir um esforço de visão de futuro que vê todas as nações e todos os desafios sociais, ambientais e econômicos - e soluções - relacionados.


Os parceiros da Rockefeller Philanthropy Advisors produziram dois guias. O primeiro guia, "Filantropia e os ODS: Introdução", tem como objetivo mostrar às fundações como se alinhar com os ODS para aumentar seu impacto nas questões de que se preocupam. O segundo guia, "Filantropia e os ODS: ferramentas práticas para o alinhamento", fornece etapas práticas para financiadores filantrópicos que estão prontos para se alinhar com os ODS.


Para mais informações e download dos guias, acesse.

bottom of page