top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Tecnologias para qualificação do cuidado nas CCNTs - Finalista Melhores Projetos FórumCCNTs 2024

Nome do Projeto: Tecnologias para qualificação do cuidado nas CCNTs

Responsável pelo projeto: Pablo Maciel Brasil Moreira

Instituição: Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista - Bahia


Instituições parceirasAbbott e Eco Diagnóstica - Fabricantes dos Equipamentos de Point Of Care Testing de Glicada



Sobre o Projeto:

O objetivo do projeto é melhorar o monitoramento dos idosos com diabetes atendidos na APS, através da identificação dos níveis de hemoglobina glicada, intervir nos usuários fora da meta para promover controle glicêmico e reduzir complicações micro e macrovasculares. Além disso, avançar na melhoria dos indicadores do Previne Brasil e garantir mais efetividade nas ações da APS através do monitoramento oportuno da condição.


O projeto foi implementado na rede municipal de Atenção Primária à Saúde de Vitória da Conquista (BA) em idosos com diagnóstico de diabetes, hipertensão e dislipidemias. O município utilizou o point of care testing de hemoglobina glicada em idosos com diabetes atendidos na APS, para incentivar o monitoramento e a intervenção oportuna em usuários fora da meta. A rede utilizou o atendimento compartilhado entre farmacêuticos (que realizam o teste e faziam revisão da farmacoterapia com sugestão) e médicos que avaliavam os usuários e, com base na glicada e nas sugestões farmacêuticas, promoviam ajustes na farmacoterapia. Foram usados os dados quadrimestrais do Previne Brasil e a comparação dos resultados de cada semestre, para monitorar a efetividade da estratégia.


O município finalizou o ano de 2022 com baixa cobertura (cerca de 25%) na assistência às pessoas com diagnóstico de diabetes. Estudos apontaram que o uso de point of care na APS influenciava na redução de 1% da hemoglobina glicada das pessoas atendidas, no período de 6 meses. Esses resultados encorajaram o gestor municipal a investir na inserção dessa tecnologia para qualificar o cuidado aos usuários. A participação ativa dos idosos e de outros membros da comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto. O monitoramento efetivo, com resultados em tempo oportuno e boa articulação entre os profissionais das Equipes de APS levam a um cuidado mais efetivo aos usuários com diabetes levando a benefícios futuros. Para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto, está prevista uma ampliação dos investimentos, incluindo a aquisição de mais testes de hemoglobina glicada e a avaliação da função renal na APS. 


Saiba Mais:

Comments


bottom of page