Nome do Projeto: Tecnologias para qualificação do cuidado nas CCNTs
Responsável pelo projeto: Pablo Maciel Brasil Moreira
Instituição: Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista - Bahia
Contato: pablomaciel.farmacia@gmail.com
Instituições parceiras: Abbott e Eco Diagnóstica - Fabricantes dos Equipamentos de Point Of Care Testing de Glicada
![](https://static.wixstatic.com/media/26ede1_d2f669baaa6146ad8e4ffa7f2f788e87~mv2.png/v1/fill/w_796,h_461,al_c,q_90,enc_auto/26ede1_d2f669baaa6146ad8e4ffa7f2f788e87~mv2.png)
Sobre o Projeto:
O objetivo do projeto é melhorar o monitoramento dos idosos com diabetes atendidos na APS, através da identificação dos níveis de hemoglobina glicada, intervir nos usuários fora da meta para promover controle glicêmico e reduzir complicações micro e macrovasculares. Além disso, avançar na melhoria dos indicadores do Previne Brasil e garantir mais efetividade nas ações da APS através do monitoramento oportuno da condição.
O projeto foi implementado na rede municipal de Atenção Primária à Saúde de Vitória da Conquista (BA) em idosos com diagnóstico de diabetes, hipertensão e dislipidemias. O município utilizou o point of care testing de hemoglobina glicada em idosos com diabetes atendidos na APS, para incentivar o monitoramento e a intervenção oportuna em usuários fora da meta. A rede utilizou o atendimento compartilhado entre farmacêuticos (que realizam o teste e faziam revisão da farmacoterapia com sugestão) e médicos que avaliavam os usuários e, com base na glicada e nas sugestões farmacêuticas, promoviam ajustes na farmacoterapia. Foram usados os dados quadrimestrais do Previne Brasil e a comparação dos resultados de cada semestre, para monitorar a efetividade da estratégia.
O município finalizou o ano de 2022 com baixa cobertura (cerca de 25%) na assistência às pessoas com diagnóstico de diabetes. Estudos apontaram que o uso de point of care na APS influenciava na redução de 1% da hemoglobina glicada das pessoas atendidas, no período de 6 meses. Esses resultados encorajaram o gestor municipal a investir na inserção dessa tecnologia para qualificar o cuidado aos usuários. A participação ativa dos idosos e de outros membros da comunidade foi fundamental para o sucesso do projeto. O monitoramento efetivo, com resultados em tempo oportuno e boa articulação entre os profissionais das Equipes de APS levam a um cuidado mais efetivo aos usuários com diabetes levando a benefícios futuros. Para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto, está prevista uma ampliação dos investimentos, incluindo a aquisição de mais testes de hemoglobina glicada e a avaliação da função renal na APS.
Saiba Mais:
Comments