• FórumDCNTs

WHO - Terceiro Ciclo do NCD LAB até 15/05

O NCD Lab está aceitando propostas para o Terceiro Ciclo do Laboratório de CCNTs da OMS. O foco do terceiro ciclo do NCD Lab é a obesidade: combater a obesidade por meio da inovação e da ação global. As propostas podem ser enviadas de 4 de abril a 15 de maio de 2022.


As tendências recentes mostram um aumento global no número de pessoas que vivem com obesidade. As últimas descobertas destacam que os países não apenas perderão as metas da OMS de 2025 para interromper o aumento da obesidade nos níveis de 2010, mas que o número de pessoas com obesidade deverá dobrar em todo o mundo até 2030.



Como parte do Plano de Aceleração da OMS para combater e reverter a obesidade, o NCD Lab está pedindo abordagens inovadoras que abordem os complexos determinantes da obesidade e tenham o potencial de impactar positivamente as decisões das pessoas em relação à ingestão de alimentos e atividade física.


As submissões devem abordar um dos três temas do NCD Lab:


Mulheres e meninas:

Em 2030, 1 em cada 5 mulheres viverá com obesidade, em comparação com 1 em cada 7 homens. Desigualdades de gênero e outras que se cruzam em áreas como educação, economia do cuidado, sistemas de saúde, mobilidade e normas culturais restringem as escolhas que meninas e mulheres de todas as idades podem fazer em relação à ingestão de alimentos e atividade física.

CCNTs e a próxima geração:

Crianças e adolescentes são mais vulneráveis ​​ao marketing comercial de alimentos não saudáveis, bem como à nutrição inadequada em países de renda baixa e média. Crianças e adolescentes com obesidade também são mais propensos a sofrer estigma, bullying e problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Envolvimento Significativo de PLWNCDs e Condições de Saúde Mental:

A obesidade é uma DCNT e um fator de risco significativo para DCNTs, particularmente hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. A relação entre obesidade e condições de saúde mental também é bidirecional – as pessoas que vivem com obesidade são mais propensas a experimentar condições de saúde mental, como depressão e vice-versa. As pessoas que vivem com DCNT e condições de saúde mental devem, portanto, estar no centro das políticas, programas e serviços voltados à prevenção, manejo e tratamento das DCNTs, incluindo a obesidade.


Saiba mais e inscreva-se clicando aqui.