top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Como Reverter a Baixa Cobertura Vacinal em Adultos? - 5/4 às 16h



Objetivos:

  • Identificar as principais barreiras para se atingir a cobertura vacinal de influenza e outras vacinas para adultos e pessoas com mais de 60 anos, especialmente aqueles com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).

  • Entender como novas vacinas e vacinas disponíveis nos CRIES podem aumentar qualidade de vida, e reduzir internações e mortes nessas populações.

  • Conhecer modelos de sucesso com potencial para reverter o quadro de baixa cobertura vacinal em adultos, pessoas com mais de 60 anos e com CCNTs, e engajar os diferentes setores e níveis de atenção em ações coordenadas e efetivas.


Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Patrícia de Luca, AHF | FórumCCNTs) (Vídeo)

  • Sheila Homsani (Sanofi) (Vídeo)

  • Sheila Vasconcellos (ADILA) (Vídeo)

  • Renato Kfouri (SBIm) (Vídeo)

 

16h25-16h30 – Qual o risco da baixa cobertura vacinal em populações com mais de 60 anos e/ou com doenças crônicas não transmissíveis? (Isabella Ballalai, SBIm) (Vídeo)


16h35-16h45 – Qual o impacto da influenza em pessoas com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), especialmente aquelas com mais de 60 anos? (Nancy Bellei, UNIFESP) (Vídeo)

 

16h50-16h55 – Quais estratégias têm se mostrado mais efetivas para aumentar a cobertura vacinal de adultos? (Melissa Palmieri, SMS-SP) (Vídeo)


17h05-17h10 – Quais ações do CONASEMS favorecerão que os municípios ampliem em 2024 a cobertura vacinal contra influenza e outras vacinas para adultos em grupos de maior risco? (Alessandro Chagas, CONASEMS) (Vídeo)


17h15-17h20 – Quais ações o Ministério da Saúde planeja implementar para aumentar a cobertura vacinal de adultos, especialmente grupos prioritários como aqueles com doenças crônicas e maiores de 60 anos? (Eder Gatti, Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h25-18h00 – Debate com todos os painelistas – Como podemos nos engajar e colaborar para aumentar a cobertura vacinal de influenza e vacinas disponíveis nos CRIE para populações prioritárias, com destaque àquelas com mais de 60 anos e/ou doenças crônicas não transmissíveis? (Moderação: Patrícia de Luca, AHF | FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Análises Clínicas. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar, Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e atualmente é Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Eder Gatti, MD, MSc, PhD

(Ministério da Saúde)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Residência Médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas - São Paulo, Especialização em Epidemiologia de Campo pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo - EPISUS-SP, Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreviníveis no Ministério da Saúde.


Isabella Ballalai, MD

(SBIm)

Graduada em Pediatria e Doutora em Medicina de Petrópolis-RJ. Fundadora, Presidente e Diretora Médica da RedeVaccini, Clínicas de Vacinação e do Serviço de Medicina Escolar URMES. Também atua como Segunda-secretária da Sociedade Brasileira de Imunizações, com ampla experiência na elaboração de campanhas de comunicação e educação em saúde. É Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI), Membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Grupo de Trabalho em Imunizações do CREMERJ, do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e do Departamento Científico Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).


Melissa Palmieri, MD

(SMS-SP)

Médica com Residência em Pediatria e Aperfeiçoamento em Infectologia Pediátrica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Pós-graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas São Paulo. Pós- Graduação em Vigilância em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (IEPSL) em parceria com o Ministério da Saúde. Atualmente é Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações – Regional São Paulo (SBIm-SP); Membro do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Também é Assessora Técnica no Gabinete de Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.


Nancy Bellei, MD, MSc, PhD

(UNIFESP)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: viroses respiratórias, influenza, gripe, doenças respiratórias agudas e metapneumovirus. Consultora ad-hoc Ministério da Saúde-SVS para pandemia de Coronavírus, Influenza. Consultora científica OPAS/Covid-19, Influenza. WHO-Influenza. Atualmente é Consultora Voluntária do Ministério da Saúde, Voluntária da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo e Médica da Universidade Federal de São Paulo.


Renato Kfouri, MD

(SBP | SBIm)

Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.


Sheila Homsani

(Sanofi)

Doutora em Medicina (Interna e Familiar / Ocupacional) pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Experiência de mais de 20 anos na indústria farmacêutica em diferentes posições. Atuou como Gerente de Produto, mudando posteriormente para a posição de Gerente Médica. Assumiu como Head de Pesquisa Clínica e posteriormente Medical Affairs Head em vacinas. Atualmente é Diretora Médica da Sanofi/Pasteur.


Sheila Vasconcellos

(ADILA)

Graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselheira no Conselho Distrital de Saúde da AP 2.1 e no Comitê de Ética em Pesquisa do IEDE, membro do BCV - Blue Circle Voices da IDF - Federação Internacional de Diabetes, Honoree do Bakken Invitation da Medtronic Foundation, jornalista e uma das idealizadoras da revista EmDiabetes e jornalista da Revista Momento Diabetes. Atualmente é Vice-presidente da Associação dos Diabéticos da Lagoa (ADILA).


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo

bottom of page