top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Riscos da Baixa Cobertura Vacinal no Brasil – Novos Dados e Carta Aberta


Call-to-Action: Baixíssima Cobertura Vacinal Ameaça Saúde Coletiva e Pessoas com CCNTs

Objetivos:


  • Lançar carta aberta às autoridades com dados atuais sobre a queda da cobertura vacinal no Brasil e seus riscos, assim como ações que devem ser tomadas a curto prazo, a fim de reverter esse perigoso cenário.

  • Entender como pessoas com CCNTs/DCNTs estão ainda mais vulneráveis e em risco, dentro de um ambiente com baixa cobertura vacinal.

  • Engajar instituições dos diferentes setores para ações imediatas, que retornem a patamares seguros a cobertura vacinal no país.


Agenda:


16h30-16h50 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) (Vídeo)

  • Mauricio Mendonça, Sanofi (Vídeo)

  • Zuleid Mattar, ABRA (Vídeo)

16h55-17h00 – Dimensão da queda de cobertura vacinal no Brasil – dados inéditos sobre diferentes vacinas e regiões (Tercia Moreira Ribeiro, UFMG) (Vídeo)


17h05-17h10 – Riscos desse cenário para grupos com DCNTs (Mario Hirschheimer, SPSP) (Vídeo)


17h15-17h20 – Ações e recomendações da SBIm e da SBP para reverter essa tendência (Renato Kfouri, SBP | SBIm) (Vídeo)


17h25-17h30 – Ações e recomendações da OPAS/OMS para reverter essa tendência (Lely Guzmán, OPAS) (Vídeo)


17h35-17h40 – Quais estratégias e recomendações do CONASS para reverter a tendência da baixa cobertura vacinal no Brasil? (Nereu Mansano, CONASS) (Vídeo)


17h45-18h20 – Lançamento da Carta Aberta às Autoridades e Debate (Vídeo) – Ações a serem priorizada pelas instituições aqui presentes, a fim de revertermos a queda na cobertura vacinal no país e seus riscos? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs) Debate: (Vídeo)

  • Tercia Moreira Ribeiro, UFMG

  • Lely Guzmán, OPAS

  • Mario Hirschheimer, SPSP

  • Mauricio Mendonça, Sanofi

  • Nereu Mansano, CONASS

  • Renato Kfouri, SBP | SBIm

  • Zuleid Mattar, ABRA


Painelistas e Moderador


Lely Guzmán, MSc

(OPAS/OMS)

Graduada em Optometria, Epidemiologista, Sanitarista, Bioeticista e Mestre em Bioética. Coordenadora da Unidade Técnica de Família Gênero e Curso de vida e Especialista em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS no Brasil.


Renato Kfouri, MD

(SBP | SBIm)

Graduado em medicina, especialista em pediatria e neonatologia no Hospital do Servidor Público Estadual e em infectologia pediátrica na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Vasta experiência como membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID) e membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE). Atualmente é o Primeiro Secretário da SBIm.


Nereu Mansano, MD, MsC

(CONASS)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina com Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase nas áreas de Gestão e Epidemiologia. Atualmente é Assessor Técnico e Gerente do Núcleo de Epidemiologia do CONASS.


Mauricio Mendonça, MSc, PhD

(Sanofi)

Graduado em Economia, Mestre em Economia pela Unicamp e Doutor em Economia pela Universidade de Paris. Atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia, foi diretor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria. Atualmente é Diretor de Public Affairs da Sanofi para o Brasil.


Mário Hirschheimer, MD, PhD

(SPSP)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade Gama Filho e possui Título de Especialista em Pediatria e em Terapia Intensiva, com certificado na área de atuação de Endocrinologia e Metabologia Pediátrica e na área de Terapia Intensiva Pediátrica. Foi Presidente da Associação de Pediatria de São Paulo - SPSP; Coordenador do Serviço de Pediatria do Hospital Geral do Grajaú/UNISA; Membro da Câmara Técnica de Pediatra do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Editorial da Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina. Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SPSP.


Tercia Moreira Ribeiro, MsC, PhD

(UFMG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Atua como professora da Escola de Enfermagem da UFMG e no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública com ênfase em: Imunizações, Saúde Coletiva, Enfermagem Pediátrica e Assistência Integral à Saúde da Criança. Atualmente é Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação e membro da Câmara Técnica Assessora em Imunizações do Estado de Minas Gerais (CTAI-MG).


Zuleid Mattar, MD

(ABRA)

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi Presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), é médica pediatra e atualmente é a Diretora de Politicas Governamentais e Relações Internacionais.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Na imprensa

Parceiros Institucionais

Parceiro Corporativo




bottom of page