
FórumDCNTs
Riscos da Baixa Cobertura Vacinal no Brasil – Novos Dados e Carta Aberta - 22/07 às 16h
Objetivos:
Lançar carta aberta às autoridades com dados atuais sobre a queda da cobertura vacinal no Brasil e seus riscos, assim como ações que devem ser tomadas a curto prazo, a fim de reverter esse perigoso cenário.
Entender como pessoas com CCNTs/DCNTs estão ainda mais vulneráveis e em risco, dentro de um ambiente com baixa cobertura vacinal.
Engajar instituições dos diferentes setores para ações imediatas, que retornem a patamares seguros a cobertura vacinal no país.
Agenda:
16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs)
Em breve
Em breve
16h25-16h35 – Dimensão da queda de cobertura vacinal no Brasil – dados inéditos sobre diferentes vacinas e regiões (Tercia Moreira Ribeiro, UFMG)
16h40-16h45 – Riscos desse cenário para grupos com DCNTs (Em breve)
16h50-16h55 – Ações e recomendações da SBIm e da SBP para reverter essa tendência (Em breve)
17h00-17h05 – Ações e recomendações da OPAS/OMS para reverter essa tendência (Em breve)
17h10-17h15 – Quais ações estão em curso para retornar a cobertura vacinal a seu patamar de 1990/2000? (Em breve)
17h20-18h00 – Lançamento da Carta Aberta às Autoridades e Debate – Ações a serem priorizada pelas instituições aqui presentes, a fim de revertermos a queda na cobertura vacinal no país e seus riscos? (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs)
Tercia Moreira Ribeiro, UFMG
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Painelistas e Moderador

Tercia Moreira Ribeiro, MsC, PhD
(UFMG)
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Atua como professora da Escola de Enfermagem da UFMG e no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública com ênfase em: Imunizações, Saúde Coletiva, Enfermagem Pediátrica e Assistência Integral à Saúde da Criança. Atualmente é Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação e membro da Câmara Técnica Assessora em Imunizações do Estado de Minas Gerais (CTAI-MG).

Mark Barone, PhD
(FórumDCNTs)
Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.
Parceiros Institucionais:

Parceiro Corporativo
