top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

75ª Assembleia Mundial da Saúde aprova número recorde de decisões e recomendações em CCNTs

Na 75ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA75), realizada em Genebra de 22 a 28 de maio de 2022, os Estados Membros da OMS aprovaram um número recorde de decisões e recomendações sobre condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), que tiveram destaque entre os temas centrais dos eventos e painéis da WHA75. As principais aprovações durante a WHA75 foram:

  • Um roteiro de implementação 2023-2030 para o Plano de Ação Global da OMS para a Prevenção e Controle de CCNTs: Este roteiro visa ajudar os Estados Membros a acelerar as ações para apoiar suas populações e alcançar as metas relacionadas a CCNTs contidos nos ODS.

  • A criação de metas globais para abordar o diabetes, que incluem garantir que até 2030, 80% das pessoas que vivem com diabetes tenham sido diagnosticadas; 80% tenham manejo dentro do alvo de glicemia esperado; e 80% das pessoas com diabetes diagnosticada têm manejo dentro do alvo de sua pressão arterial.

  • Novas recomendações para a prevenção e manejo da obesidade, a fim de reduzir a ingestão de açúcares livres para menos de 10% da ingestão total de energia em adultos e crianças, e a prevalência global de inatividade física em 15%.

  • Um plano de ação (2022-2030) para implementar efetivamente a estratégia global de redução do uso nocivo de álcool como prioridade de saúde pública.

  • Uma estratégia global histórica sobre saúde bucal, incluindo uma estrutura para acompanhar o progresso com metas a serem alcançadas até 2030. A OMS também publicará seu primeiro relatório global sobre saúde bucal no final de 2022.

  • O Plano de Ação Trabalhando pela Saúde (2022-2030), para aumentar a capacidade da força de trabalho em três dimensões: planejamento e finanças, educação e emprego e proteção e desempenho.

  • A Estratégia Global da OMS para a Segurança Alimentar 2022-2030 atualizada, a fim de fortalecer os sistemas nacionais de segurança alimentar.

Os Estados Membros também impulsionaram o debate sobre Preparação e Resposta a Emergências, e a WHF estava lá para defender melhores cuidados de saúde circulatória como um investimento fundamental para prevenir futuras pandemias.



A WHF também sediou dois importantes eventos paralelos à margem da WHA75. Na segunda-feira, 23 de maio, Ministros da Saúde, representantes de pessoas com condições de saúde e especialistas globais se reuniram para traçar o caminho a seguir na ação da doença cardíaca reumática. E na terça-feira (24), juntaram-se aos parceiros e formuladores de políticas para comemorar o progresso feito pelo Access Accelerated na melhoria do acesso a medicamentos essenciais para CCNTs.


Acesse mais detalhes dos destaques da WHA 75:

Número recorde de decisões para doenças não transmissíveis e saúde mental


Apoio às pessoas que vivem com CCNTs em emergências humanitárias


Primeiras metas de cobertura global para diabetes


Uma estratégia global de referência em saúde bucal


Novas recomendações para prevenir e controlar a obesidade


Melhorar a vida de pessoas com distúrbios neurológicos


Acelerar a ação para reduzir os danos relacionados ao álcool


Apoiar os profissionais de saúde e cuidados


bottom of page