• FórumDCNTs

75ª Assembleia Mundial da Saúde aprova número recorde de decisões e recomendações em CCNTs

Na 75ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA75), realizada em Genebra de 22 a 28 de maio de 2022, os Estados Membros da OMS aprovaram um número recorde de decisões e recomendações sobre condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), que tiveram destaque entre os temas centrais dos eventos e painéis da WHA75. As principais aprovações durante a WHA75 foram:

  • Um roteiro de implementação 2023-2030 para o Plano de Ação Global da OMS para a Prevenção e Controle de CCNTs: Este roteiro visa ajudar os Estados Membros a acelerar as ações para apoiar suas populações e alcançar as metas relacionadas a CCNTs contidos nos ODS.

  • A criação de metas globais para abordar o diabetes, que incluem garantir que até 2030, 80% das pessoas que vivem com diabetes tenham sido diagnosticadas; 80% tenham manejo dentro do alvo de glicemia esperado; e 80% das pessoas com diabetes diagnosticada têm manejo dentro do alvo de sua pressão arterial.

  • Novas recomendações para a prevenção e manejo da obesidade, a fim de reduzir a ingestão de açúcares livres para menos de 10% da ingestão total de energia em adultos e crianças, e a prevalência global de inatividade física em 15%.

  • Um plano de ação (2022-2030) para implementar efetivamente a estratégia global de redução do uso nocivo de álcool como prioridade de saúde pública.

  • Uma estratégia global histórica sobre saúde bucal, incluindo uma estrutura para acompanhar o progresso com metas a serem alcançadas até 2030. A OMS também publicará seu primeiro relatório global sobre saúde bucal no final de 2022.

  • O Plano de Ação Trabalhando pela Saúde (2022-2030), para aumentar a capacidade da força de trabalho em três dimensões: planejamento e finanças, educação e emprego e proteção e desempenho.

  • A Estratégia Global da OMS para a Segurança Alimentar 2022-2030 atualizada, a fim de fortalecer os sistemas nacionais de segurança alimentar.

Os Estados Membros também impulsionaram o debate sobre Preparação e Resposta a Emergências, e a WHF estava lá para defender melhores cuidados de saúde circulatória como um investimento fundamental para prevenir futuras pandemias.



A WHF também sediou dois importantes eventos paralelos à margem da WHA75. Na segunda-feira, 23 de maio, Ministros da Saúde, representantes de pessoas com condições de saúde e especialistas globais se reuniram para traçar o caminho a seguir na ação da doença cardíaca reumática. E na terça-feira (24), juntaram-se aos parceiros e formuladores de políticas para comemorar o progresso feito pelo Access Accelerated na melhoria do acesso a medicamentos essenciais para CCNTs.


Acesse mais detalhes dos destaques da WHA 75:

Número recorde de decisões para doenças não transmissíveis e saúde mental

- Tempo para terminar o doença cardíaca reumática: das promessas à ação

- A caminho de 2025: o prazo global das CCNTs

- Política da terceira reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre prevenção e controle de doenças não transmissíveis


Apoio às pessoas que vivem com CCNTs em emergências humanitárias

- Recomendações sobre como fortalecer o desenho e a implementação de políticas, incluindo aquelas para sistemas de saúde resilientes e serviços e infraestrutura de saúde, para tratar pessoas que vivem com CCNTs e para prevenir e controlar seus fatores de risco em emergências humanitárias


Primeiras metas de cobertura global para diabetes

- Reduzir a carga de CCNTs por meio do fortalecimento da prevenção e controle do diabetes

- O Pacto Global de Diabetes


Uma estratégia global de referência em saúde bucal

- Draft estratégico global em saúde bucal


Novas recomendações para prevenir e controlar a obesidade

- Plano de Aceleração para apoiar os Estados Membros na implementação das recomendações para a prevenção e gestão da obesidade ao longo da vida


Melhorar a vida de pessoas com distúrbios neurológicos

- Projeto de plano de ação global intersetorial sobre epilepsia e outros distúrbios neurológicos 2022-2031


Acelerar a ação para reduzir os danos relacionados ao álcool

- Projeto de plano de ação (2022-2030) para implementar efetivamente a estratégia global para reduzir o uso nocivo de álcool como uma prioridade de saúde pública


Apoiar os profissionais de saúde e cuidados

- Trabalhando no Plano de Ação para a Saúde

- Pacto Global de Profissionais de Saúde e Cuidados