top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

14º Encontro do FórumCCNTs - 26/4

Agenda

7h30-8h05 - Chegada de todos e acomodação


8h05 - Abertura – Boas-vindas


8h50-10h10 - Contextualização – Quanto temos avançado e onde precisamos melhorar?  (moderação: Alessandro Chagas, CONASEMS)

8h55-9h10 - Por quais ajustes a Atenção Primária à Saúde está passando para melhorar prevenção, ampliar diagnóstico e otimizar cuidados, visando melhores desfechos e redução de mortes prematuras por CCNTs? - Gilmara Santos (SAPS - Ministério da Saúde)

9h15-9h30 - Promoção à Saúde e Intersetorialidade: incorporando às políticas elementos de alimentação saudável, atividade física e determinantes sociais e ambientais - Marco Akerman (FSP - USP)

9h35-9h50 - O país tem conseguido avançar nas metas do Plano de DANT? Como os setores privado e terceiro setor podem contribuir para acelerar esses avanços? - Letícia Cardoso (SVSA - Ministério da Saúde)

9h50-10h10 - P&R


10h15-10h35 – Café Interativo


10h40-11h50 - Caminhos para parcerias inter e intrasetoriais que mudam o curso das CCNTs (moderação: Eduardo Figueiredo, Boehringer Ingelheim)

10h50-11h00 - Estratégias de engajamento dos diferentes setores e accountability compartilhada para avançar em CCNTs

11h05-11h15 - PROADI como propulsor de engajamento dos diferentes setores e aprimoramento dos modelos de cuidado em CCNTs - Alexandre Biasi (HCor)

11h20-11h30 - Qual o papel dos diferentes setores em ações que estão dando certo ou que devem ser priorizadas para prevenção e diagnóstico de CCNTs em crianças e adolescentes? - Renata Couto (Instituto Desiderata)

11h35-11h55 - P&R


12h00-13h00 – Almoço


13h10-14h45 - Reunião dos GTs com líderes especialistas (facilitação: Ricardo Lauricella, SBCD e FórumCCNTs)

13h20-13h40 - 1ª rodada com especialistas

13h45-14h05 - 2ª rodada com especialistas

14h05-14h15 - Preparação do Pitch

14h20-14h45 - Pitch dos GTs

Especialistas:


14h50-15h25 - Apresentação dos 5 melhores projetos e premiação dos 3 melhores (apresentação: Patrícia de Luca, AHF e FórumCCNTs)


15h30-16h00 – Café interativo com Apresentação de Painéis Finalistas do Concurso de Melhores Projetos de CCNTs 2024


16h10-17h10 - As atuais mudanças (Plano Nacional de Saúde 2024-2027, Reforma Tributária, etc.) são garantia para alcançarmos o ODS 3.4 (redução em ⅓ das mortes prematuras por CCNTs)? (moderação: Maria Angela Bouskela, FórumCCNTs)

  • Florentino Leônidas (Eixo Estratégia Política)

  • Kelly Alves (SAPS - Ministério da Saúde)



Painelistas e Moderadores

Alessandro Chagas

(CONASEMS)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Análises Clínicas. Atuou em Farmácia Hospitalar e assessoria de implantação de sistema de gestão da qualidade, como Gestor de Laboratório e área técnica e na Auditoria aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e de Referência Nacional do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Experiência em Gestão Pública, Políticas Públicas, Assessoria, Auditoria, Análises Clínicas, com ênfase em Bioquímica, Epidemiologia e Farmácia Hospitalar. Atualmente é Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em Brasília/DF.


Gilmara Santos, MSc

(SAPS-Ministério da Saúde)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca/FIOCRUZ, Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em gestão de serviços em saúde, na atenção primária em saúde/estratégia de saúde da família e no monitoramento e avaliação de projetos em saúde. Membro da Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Atualmente é Coordenadora-geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde na SAPS do Ministério da Saúde.


Marco Akerman, MSc, PhD

(FSP-USP)

Graduado em Medicina, Especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público - Fundação Getúlio Vargas; Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública - Universidade de Londres; Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde - FIOCRUZ; Livre-Docente - FSP/USP. Foi Presidente da Associação Paulista de Saúde Pública e Vice-Presidente Regional para América Latina da União Internacional de Promoção e Educação na Saúde, fez consultorias para OPAS, FUNDAP-SP, Ministério da Saúde, ANS e Prefeituras/Secretarias Municipais. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde / Faculdade de Saúde Pública-USP.


Maria Angela Bouskela, MD, MSc, PhD

(FórumCCNTs)

Médica pediatra, com Mestrado e MBA pela USP. Consultora na área da Saúde, participa da coordenação do projeto HealthRise Brazil. Trabalhou por 21 anos na Indústria Farmacêutica; responsável pela Divisão de Produtos Biotecnológicos na Roche, e CEO na Stiefel. Tem sólida experiência em liderança e gestão em ambientes complexos. Há 8 anos trabalha em Washington DC, com experiência em consultoria para a Abt Associates e o Banco Mundial, no programa Saúde na África, com vivência em 13 países, e com coaching e mentoria, focando em desenvolvimento profissional e pessoal. Entre 2016 e 2017 participou do planejamento e fundação do FórumCCNTs.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(AHF)

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Bacharel, Licenciatura e Mestrado. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo. No momento, atua principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil por mais de 10 anos. Ex-presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF). Co-fundadora do Grupo de Advocacy Cardiovascular (GAC). Co-Fundadora e parte da Comissão Organizadora do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Renata Couto, MSc

(Instituto Desiderata)

Graduada em Comunicação Social (UFRJ), com Mestrado em História Social da Cultura (PUC-Rio) e especializada em Gestão Cultural (Itaú Cultural) e Financiamento e Economia da Cultura (Université Paris-Dauphine).Possui 20 anos de experiência no terceiro setor e trabalhou em organizações como Fundo Elas, Canal Futura, Médicos Sem Fronteiras, Fundação do Câncer e Fundação Roberto Marinho. Foi Diretora de Captação de Recursos na ActionAid Brasil. Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Desiderata .


Ricardo Lauricella

(SBCD)

Graduado em Comunicação Social e Jornalismo, com Pós-graduações em Comunicação Corporativa e Gestão no 3º Setor . Trabalha há mais de 15 anos nas atividades de planejamento e interlocução com diferentes setores, especialmente na área da saúde pública. De 2010 a 2019 foi diretor responsável no CIES Global pelo relacionamento institucional e governamental, com mapeamento, participação e acompanhamento de oportunidades, como os prêmios recebidos pelo CIES, fóruns e grupos de trabalho relacionados à finanças sociais. Comandou, como Superintendente, a OSC Turma do Bem, foi Head de Inovação e Comunicação na Fleximedical, e atualmente coordena a Comunicação da OSS Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), além de ser Criador e Produtor do Podcast A Causa.


Instituições Confirmadas

ACT Promoção da Saúde

Afya

Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA)

Associação Brasileira de Enfermagem, Minas Gerais (ABEn-MG)

Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF)

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD)

AstraZeneca

Boehringer Ingelheim

Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-Bahia)

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP)

D-Foot International

Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP)

Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG)

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

Federação Internacional de Diabetes, Região das Américas do Sul e Central (IDF-SACA)

Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD)

FIND

FlexiMedical

HCor

Instituto Cordial

Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC)

Instituto Desiderata

Instituto Diabetes Brasil (IDB)

Instituto Vencer o Câncer

Instituto Vita Alere

Ministério da Saúde

Momento Saúde Editora

Novartis Foundation

Painel Brasileiro da Obesidade

Pé de Feijão

Revista Momento Diabetes

Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina (SES-SC)

Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS-MS)

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA-MS)

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP)

Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS)

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS)


Parceiros Corporativos

bottom of page