top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Cigarro Eletrônico: o perigo está no ar - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Cigarro eletrônico: o perigo está no ar Responsáveis pelo projeto: Tatiane Caetano, Juliana do Carmo Reis, Ellen C. D. Lage

Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de BH

Contato: tatiane.caetano@pbh.gov.br; abagismo@pbh.gov.br


Instituições parceiras Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), acadêmicos de medicina do projeto "Te vejo na rua", com a participação de 80 acadêmicos de outras universidades (FASEH, UFMG, UNI e Ciências Médicas).

Sobre o Projeto

O objetivo do projeto é informar sobre os malefícios para a saúde dos dispositivos eletrônicos para fumar, sensibilizar adolescentes e jovens sobre os riscos da iniciação ao tabagismo, com o intuito de desmistificar a informação de que o cigarro eletrônico é inofensivo à saúde, e alertar sobre a ilegalidade desse produto.


O projeto foi implementado através de parcerias intersetoriais: Secretaria Municipal de Saúde de BH (SMSA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e 80 acadêmicos de medicina. Como ferramenta foi utilizada a metodologia ativa e como dispositivo tecnológico, inovador e lúdico, o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. Formaram-se times nas salas de aula, houve a premiação dos vencedores e, ao final, a junção de potentes rodas de conversa intermediadas pelos profissionais da SMSA e acadêmicos.


Após a realização da ação com 32 turmas do SENAI Centro (924 alunos) e 45 turmas do SENAI Lagoinha (1060 alunos), foi aplicado um questionário pelo google forms a todos os participantes, com o objetivo de avaliar o aprendizado e a qualidade da ação. 729 alunos responderam (36,74%) ao questionário. Desses 80,9% avaliaram a ação como ótima, 14,7% como boa e 4,4% como ruim/regular demonstrando, deste modo, que os objetivos do projeto foram alcançados: promover saúde, ampliar a consciência crítica e atuar sobre o principal fator de risco evitável para condições/doenças crônicas - o tabagismo.


A partir do resultado do questionário foi possível verificar que após a ação educativa 92,3% dos adolescentes e jovens consideram o cigarro eletrônico como nocivo à saúde; 85,2% compreenderam que o fumo passivo do cigarro eletrônico também gera danos aos indivíduos.; 95,1% assimilaram que o usuário de cigarro eletrônico é tabagista e 90,1% entenderam que o cigarro eletrônico é porta de entrada para outros tipos de cigarro. Entretanto, apenas 56,5% se sentem incomodados com os amigos que usam cigarro em ambientes coletivos.


Saiba Mais


bottom of page