• FórumDCNTs

NCD Alliance divulga soluções para estimular o investimento privado

Em continuidade à Semana Global de Ação sobre DCNTs, a NCD Alliance divulgou em seu site o resumo "Mobilizando investimentos privados para abordar a lacuna de financiamento de DCNTs", em que apresenta dados sobre os impactos financeiros das DCNTs na saúde global e soluções para aumentar os investimentos privados no combate a essas doenças.


Com o lema "Investir para Proteger - O ano do Investimento em DCNTs", a rede, que inclui mais de 67 alianças nacionais e regionais e mais de 300 membros em 80 países, destaca que 41 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a alguma DCNT. Juntas, as DCNTs representam 74% de todas as mortes no mundo. Além disso, reduzem a produtividade e o capital humano, ao mesmo tempo em que aumentam os custos de saúde decorrentes de doenças graves, incapacidades e mortes.

Ainda de acordo com o site da NCD, as cinco principais DCNTs (doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, câncer, diabetes e doenças mentais e neurológicas) foram responsáveis por US$ 47 trilhões de gastos entre 2011-2030, uma média de mais de US$ 2 trilhões por ano .


Dada a escala do desafio, serão necessárias ações em muitas frentes para mobilizar financiamento adequado, previsível e sustentável para as DCNTs. Por isso, o resumo "Mobilizando investimentos privados para abordar a lacuna de financiamento de DCNT" busca desvendar soluções para acelerar investimentos privados para financiamento a essas doenças crônicas antes do Segundo Diálogo de Financiamento Global sobre DCNTs previsto para ocorrer em 2023 e as próximas Reuniões de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre Cobertura Universal de Saúde em 2023 e DCNTs em 2025.


O documento aponta quatro caminhos principais que podem ser explorados para aumentar o investimento privado e alavancar a contribuição do setor privado para mobilizar recursos para as DCNTs:

  • Parcerias público-privadas

  • Mecanismos de financiamento misto

  • Investimentos socialmente responsáveis ​​e ambientais, sociais e de governança

  • Investimento de impacto


Confira o detalhe de cada uma dessas soluções no site da campanha ACT on NCD aqui.