• FórumDCNTs

ADJ-JDRF Evento Online – Diabetes Tipo 1 no Brasil: Lições e Planos Urgentes - 22/08 às 16h


Objetivos:

  • Identificar o panorama crítico do diabetes tipo 1 no Brasil, entendo fraquezas e fortalezas na atual atenção a essa população, a fim de realizar ajustes e implementar políticas e programas efetivos.

  • Conhecer resultados do estudo inédito T1D Index para o Brasil, assim como as recomendações imediatas para aumentar a qualidade e a expectativa de vida dessa população.

  • Engajar as principais instituições dos diferentes setores para compromisso nacional de avanços custo-efetivos para cuidados das pessoas com diabetes tipo 1, visando melhorar desfechos em curto e médio prazo, reduzindo a incidência de complicações e as mortes prematuras.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs | IDF

  • Lucas Galastri, ADJ Diabetes Brasil

  • Fadlo Fraige Filho, ANAD/FENAD | IDF-SACA


16h25-16h35 – Panorama das complicações em DM1 no Brasil (Marília Brito Gomes, UERJ)


16h40-16h45 – Estratégias para melhorar os cuidados da pessoa com DM1 no Brasil (Balduino Tschiedel, ICD)


16h50-16h55 – Prioridades para melhorar acesso das pessoas com DM1 no Brasil (Levimar Araújo, SBD)


17h00-17h05 – Ações e planos do Ministério da Saúde para melhorar atenção às pessoas com DM1 no país (Em Breve)


17h10-17h15 – Ações e planos do CONASS para melhorar atenção às pessoas com DM1 no país (Em Breve)


17h20-17h25 - Ações e planos do CONASEMS para melhorar atenção às pessoas com DM1 no país (Em Breve)


17h30-17h35 - Como o legislativo apoiará ações para melhorar os cuidados de pessoas com DM1? (Em Breve)


17h40-17h45 - Lançamento de dados inéditos de DM1 no Brasil - T1D Index (Fei Wang, JDRF)


17h45-18h15 – Debate – Como os líderes e instituições presentes se engajarão para melhor o cenário do diabetes tipo 1 no Brasil (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs | IDF)

  • Carmen Zanotto, Deputada Federal

  • Karla Melo, SBD

  • Marília Brito Gomes, UERJ

  • Em Breve

  • Em Breve

  • Em Breve


Painelistas e Moderador


Balduino Tschiedel, MD, MSc

(Instituto da Criança com Diabetes)

Graduado em Medicina pela UFRGS, com especialização em Endocrinologia e Mestrado em Genética pela mesma universidade. Chefiou o Serviço de Endocrinologia do Hospital N.S. da Conceição (GHC – Ministério da Saúde – Porto Alegre – RS) por 18 anos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2012-2013) e ex-presidente da IDF-SACA (Federação Internacional de Diabetes, Região América do Sul e Central) 2018-2019. Atualmente é o Presidente do Instituto da Criança com Diabetes, organização não governamental que atua em parceria com o GHC, onde assiste a 3500 crianças, adolescentes e adultos jovens com diabetes mellitus pelo Sistema Único de Saúde.


Carmen Zanotto

(Deputada Federal)

Graduada em Enfermagem. Experiência exitosa como Diretora de Enfermagem no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Diretora Administrativa do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, Secretária Municipal de Saúde em Lages (SC), Secretária Estadual da Saúde em Florianópolis em 2003 - 2010 e em 2021. Atualmente é Deputada Federal.


Fadlo Fraige Filho, MD, PhD

(ANAD/FENAD e IDF-SACA)

Médico Endocrinologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutorado em Endocrinologia pela USP. Professor titular da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Presidente da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e da FENAD - Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, Chair-Elect da Federação Internacional de Diabetes (IDF) para a Região da América do Sul e América Central (SACA).


Fei Wang, MSc, PhD

(JDRF)

Graduado em Ciência da Computação, Mestre em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados e Doutor em Data Mining pela University of Sydney. Atuou como Pesquisador Associado e Cientista de dados. Atualmente é Cientista de Dados Sênior na JDRF Global Access.


Karla Melo, MD, PhD

(SBD)

Graduada em Medicina, endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela FMUSP. Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado, terceiro setor e médica colaboradora da clínica de endocrinologia e diabetes do HC-FMUSP. Idealizadora e co-fundadora do Glic, maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD.


Levimar Araújo, MD

(SBD)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e estudou Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como professor de fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, nos cursos de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tiroide, obesidade, doenças do pâncreas, diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, e principalmente em bomba de infusão de insulina. É coordenador do programa educacional Diabetes Weekend e chefe da clínica de endocrinologia do Hospital Universitário Ciências Médicas MG e atual Presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).


Lucas Galastri

(ADJ Diabetes Brasil)

Graduado em Veterinária pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista, Pós Graduado em Endocrinologia e Metabologia Veterinária. Líder em Educação em Diabetes a mais de 14 anos na ADJ Diabetes Brasil, onde atualmente é Presidente.



Marília Brito Gomes, MD, MSc, PhD

(UERJ)

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etiopatogenia e complicações crônicas do diabetes em pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, avaliação da microcirculação e de marcadores de inflamação e de estresse oxidativo de pessoas com diabetes tipo 1. Recebeu em 2010 a outorga de Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ. Atualmente é Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora da Disciplina de Diabetes e Metabologia.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parcerias Institucionais