top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

ADJ-JDRF Evento Online – Diabetes Tipo 1 no Brasil: Lições e Planos Urgentes - 22/08



Objetivos:

  • Identificar o panorama crítico do diabetes tipo 1 no Brasil, entendo fraquezas e fortalezas na atual atenção a essa população, a fim de realizar ajustes e implementar políticas e programas efetivos.

  • Conhecer resultados do estudo inédito T1D Index para o Brasil, assim como as recomendações imediatas para aumentar a qualidade e a expectativa de vida dessa população.

  • Engajar as principais instituições dos diferentes setores para compromisso nacional de avanços custo-efetivos para cuidados das pessoas com diabetes tipo 1, visando melhorar desfechos em curto e médio prazo, reduzindo a incidência de complicações e as mortes prematuras.


Agenda:


16h00-16h20 – Abertura e Contextualização

  • Mark Barone, FórumDCNTs | IDF

  • Lucas Galastri, ADJ Diabetes Brasil


16h25-16h30 – Panorama das complicações em DM1 no Brasil (Marília Brito Gomes, UERJ)


16h35-16h40 – Estratégias para melhorar os cuidados da pessoa com DM1 no Brasil (Balduino Tschiedel, ICD)


16h45-16h50 – Prioridades para melhorar acesso das pessoas com DM1 no Brasil (Levimar Araújo, SBD)


16h55-17h00 – Ações e planos do CONASS para melhorar atenção às pessoas com DM1 no país (Priscila Lopes, CONASS)


17h05-17h10 – Ações e planos do CONASEMS para melhorar atenção às pessoas com DM1 no país (Wilames Bezerra, CONASEMS)


17h15-17h20 - Como o legislativo apoiará ações para melhorar os cuidados de pessoas com DM1? (Carmen Zanotto, Deputada Federal)


17h25-17h30 - Lançamento de dados inéditos de DM1 no Brasil - T1D Index (Fei Wang, JDRF)


17h35-18h15 - Debate – Como os líderes e instituições presentes se engajarão para melhorar o cenário do diabetes tipo 1 no Brasil (Moderação: Mark Barone, FórumDCNTs | IDF)

  • Carmen Zanotto, Deputada Federal

  • Karla Melo, SBD

  • Marília Brito Gomes, UERJ

  • Priscila Lopes, CONASS

  • Wilames Bezerra, CONASEMS


Painelistas e Moderador


Balduino Tschiedel, MD, MSc

(Instituto da Criança com Diabetes)

Graduado em Medicina pela UFRGS, com especialização em Endocrinologia e Mestrado em Genética pela mesma universidade. Chefiou o Serviço de Endocrinologia do Hospital N.S. da Conceição (GHC – Ministério da Saúde – Porto Alegre – RS) por 18 anos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2012-2013) e ex-presidente da IDF-SACA (Federação Internacional de Diabetes, Região América do Sul e Central) 2018-2019. Atualmente é o Presidente do Instituto da Criança com Diabetes, organização não governamental que atua em parceria com o GHC, onde assiste a 3500 crianças, adolescentes e adultos jovens com diabetes mellitus pelo Sistema Único de Saúde.


Carmen Zanotto

(Deputada Federal)

Enfermeira e Deputada Federal por Santa Catarina com especialização em Administração Hospitalar e em Recursos Humanos. Foi secretária municipal de saúde em Lages (SC) e Secretária de Estado da Saúde em Santa Catarina.

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde; Relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19; Relatora do PL-2564/20, Lei 14.434/22 e da PEC 11/22 , que garantem o piso salarial da Enfermagem.


Fei Wang, MSc, PhD

(JDRF)

Graduado em Ciência da Computação, Mestre em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados e Doutor em Data Mining pela University of Sydney. Atuou como Pesquisador Associado e Cientista de dados. Atualmente é Cientista de Dados Sênior na JDRF Global Access.


Karla Melo, MD, PhD

(SBD)

Graduada em Medicina, endocrinologista e PhD em Endocrinologia pela FMUSP. Ampla experiência em cargos executivos nos setores público, privado, terceiro setor e médica colaboradora da clínica de endocrinologia e diabetes do HC-FMUSP. Idealizadora e co-fundadora do Glic, maior aplicativo brasileiro de monitoramento e manejo da glicemia. Atualmente é Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Levimar Araújo, MD

(SBD)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e estudou Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como professor de fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, nos cursos de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tiroide, obesidade, doenças do pâncreas, diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, e principalmente em bomba de infusão de insulina. É coordenador do programa educacional Diabetes Weekend e chefe da clínica de endocrinologia do Hospital Universitário Ciências Médicas MG e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Lucas Galastri

(ADJ Diabetes Brasil)

Graduado em Veterinária pela Faculdade de Ensino Superior de Bragança Paulista, Pós Graduado em Endocrinologia e Metabologia Veterinária. Líder em Educação em Diabetes há mais de 14 anos na ADJ Diabetes Brasil, onde atualmente é Presidente.



Marília Brito Gomes, MD, MSc, PhD

(UERJ)

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etiopatogenia e complicações crônicas do diabetes em pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, avaliação da microcirculação e de marcadores de inflamação e de estresse oxidativo de pessoas com diabetes tipo 1. Recebeu em 2010 a outorga de Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ. Atualmente é Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora da Disciplina de Diabetes e Metabologia.


Priscila Lopes

(CONASS)

Enfermeira, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Atua como Consultora para o projeto PlanificaSUS desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atualmente é Facilitadora para o projeto Planificação da Atenção à Saúde do CONASS.


Wilames Bezerra, MSc

(CONASEMS)

Graduado Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Especializações em Sistema Local de Saúde, em Saúde Pública e Cirurgia Oral. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 1998, exerce a função pública de gestor municipal, foi presidente do Cosems/CE, conselheiro no Conselho Estadual de Saúde, no CONAMES ocupou cargos de diretor-financeiro, vice-presidente e diretor de relações institucionais. Atualmente é Secretário Municipal de Saúde de Pacatuba, Ceará e Presidente do Conasems.


Mark Barone, PhD

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve pesquisas e projetos de Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (im)pacientes, Divulgação Científica e Saúde Global. Ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde. Foi Fellow no PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Atualmente é Vice-Presidente Global da Federação Internacional de Diabetes (IDF), Membro do Advisory, Scientific, Education ou Steering Committee de entidades nacionais e internacionais, incluindo SBD, ADJ Diabetes Brasil, IAPO, BMJ Patients Panel, RICPHI e LFAC.


Parcerias Institucionais


Na Imprensa

bottom of page