top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Diabesidade, como combater essa dupla? - 15/3 às 16h



Objetivos:

  • Conhecer as características e os desafios da obesidade e do diabetes na saúde coletiva, ainda mais exacerbados quando unidos em diabesidade, assim como modelos exitosos para enfrentá-los.

  • Agir para reverter a tendência de aumento contínuo da prevalência de diabesidade, mitigando as crises de saúde, social e econômica resultantes.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor em esforços conjuntos para políticas que atendam as necessidades de pessoas com diabetes, obesidade e diabesidade, levando a melhores desfechos.


Agenda:

16h00-16h20 – Abertura e Contextualização (Moderação: Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil | FórumCCNTs) (Vídeo)

  • Simone Tcherniakovsky (Novo Nordisk) (Vídeo)

  • Glenda Cardoso (Influencer) (Vídeo)

  • Monica Silveira (UNICAMP | Instituto de Saúde Mental e Diabetes) (Vídeo)


16h25-16h30 – Por que Diabesidade? Qual a importância e o desafio da associação entre essas duas doenças? (Fábio Moura, ABESO | UPE) (Vídeo)


16h35-16h40 – Por que se preocupar com a obesidade mesmo quando o diabetes não está presente? (Guilherme Nafalski, Painel Brasileiro da Obesidade - Instituto Cordial) (Vídeo)


16h45-16h50 – É possível tratar a Diabesidade, ou melhor usar estratégias para tratamento simultâneo de ambas as condições? (Carlos Schiavon, Beneficência Portuguesa | Obesidade Brasil) (Vídeo)


16h55-17h00 – Quais estratégias a cidade de Campinas está implementado para prevenir a Diabesidade no programa Cities Changing Diabetes Campinas? (Renata Mariano, Secretaria Municipal da Saúde de Campinas) (Vídeo)


17h05-17h10 – Ações do Ministério da Saúde para controlar o aumento anual da prevalência e melhorar os desfechos do duplo desafio da Obesidade e do Diabetes (Danilo Campos, SAES - Ministério da Saúde) (Vídeo)


17h15-17h45 – Debate com todos os painelistas – Quais as próximas etapas para agirmos intersetorialmente e melhorarmos o cenário da diabesidade no país? (Moderação: Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil | FórumCCNTs) (Vídeo)


Painelistas e Moderador

Carlos Schiavon, MD

(BP | Obesidade Brasil)

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1987), Residência em Cirurgia Geral (1992) e Doutorado em Clinica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (1997). Co-fundador da ONG Obesidade Brasil. Foi Vice-presidente executivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Diretor médico do Hospital São Camilo - Pompeia. Também desenhou e coordenou um Trial de Pesquisa clínica pioneiro que estudou o impacto da cirurgia bariátrica na hipertensão. Atualmente é Cirurgião Bariátrico em consultório particular e pesquisador do Hospital do Coração, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial e cirurgia bariátrica.


Danilo Campos, MSc

(SAES - Ministério da Saúde)

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco, título de Sanitarista pela Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado Acadêmico pelo programa Strictu Sensu de Saúde Pública do CPqAM/Fiocruz. Foi Servidor Público Federal com atuação no Ministério da Saúde de 2013 a 2022, trabalhando atualmente no GNova Lab - Laboratório de Inovação em Governo, da Escola. Teve experiência na Coordenação na implementação de Políticas de Saúde, com Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Atenção Especializada à Saúde. Atualmente é Coordenador-geral de Atenção especializada CGAE/DAET/SAES/MS.


Fábio Moura, MD, MSc, PhD

(ABESO | UPE)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, com Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, obesidade, suplementos alimentares, testosterona e DM2. Atualmente é Médico (endocrinologia) no Hospital Universitário Osvaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, Tutor do curso de medicina da Universidade de Pernambuco, Professor convidado de Endocrinologia da Universidade de Pernambuco e Preceptor da residência em Endocrinologia e Metabologia do Instituto de Medicina Integrada de Pernambuco Professor Fernando Figueira (IMIP).


Glenda Cardoso

(Influencer)

Graduada em Marketing pela Universidade Paulista (UNIP) (2009) com especialização Gestão de Marketing e Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) (2014). Bacharel em Ciências Humanas, cursa Nutrição pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especialização em nutrição bariátrica, ciências da nutrição pela Faculdade Cerrado - Dra. Silvia Leite. Influenciadora Digital, compartilha em seu perfil informações sobre dificuldades e direitos das pessoas com obesidade. Após emagrecer 90kg, compartilha suas experiências no perfil @baridaglenda e fala sobre as dificuldades enfrentadas e os direitos das pessoas com obesidade.


Guilherme Nafalski, MSc, PhD

(PBO-Instituto Cordial)

Graduado em Sociologia, com Mestrado pela USP e Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Mestrado em Sociologia, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, trabalha planejamento, elaboração, desenvolvimento e monitoramento e avaliação de políticas públicas, atuando em organizações da sociedade civil, parlamentos e governos. Desde a formação no bacharelado atua nestas três frentes com experiência reconhecida. É Coordenador de Projetos de Saúde do Instituto Cordial e responsável pelo Painel Brasileiro da Obesidade.


Monica Silveira, MD, MSc, PhD

(UNICAMP | Instituto de Saúde Mental e Diabetes)

Médica psiquiatra, com residência em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Aspectos psiquiátricos e psicológicos do Diabetes pela Unicamp e Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Foi psiquiatra assistente na Unicamp, atuando no atendimento a estudantes do curso de Medicina e Enfermagem e Residentes em Medicina. Atualmente é médica psiquiatra, fundadora e presidente do Instituto de Saúde Mental e Diabetes e professora colaboradora do departamento de clínica médica, divisão de Endocrinologia da Unicamp e Membro do Behavioral Research In Diabetes Group Exchange, Estados Unidos.


Renata Mariano, MBA

(SMS-Campinas)

Graduada em Enfermagem, com especialização em Gestão em Serviços de Saúde e MBA em Gestão Hospitalar e Saúde. Além disso, tem atuação constante no ponto focal do projeto Cities Changing Diabetes, liderando iniciativas para reduzir a obesidade por meio do estímulo à prática de exercícios físicos e adoção de hábitos alimentares saudáveis, com o objetivo de diminuir a incidência de diabetes na comunidade a longo prazo. Atualmente está no Departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, onde coordena a Área Técnica de Especialidades.


Simone Tcherniakovsky, MBA

(Novo Nordisk) 

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com especialização em Marketing pela ESPM e MBA pela Insper, possui longa carreira em empresas farmacêuticas e de saúde. Iniciou suas atividades em marketing de produtos e nos últimos 10 anos vem desenvolvendo grande experiência em políticas de saúde, comunicação, advocacy e acesso ao mercado. Histórico de sucesso no desenvolvimento e implementação de estratégias institucionais, governamentais e de negócios em diferentes áreas terapêuticas, assim como relações com imprensa, projetos de identidade corporativa e responsabilidade social. Foi responsável pelas áreas de comunicação e assuntos institucionais/governamentais em empresas como Baxter, Alexion Pharmaceuticals e desde 2015 na Novo Nordisk Farmacêutica.


Ronaldo Wieselberg, MD, MSc

(ADJ Diabetes Brasil | FórumCCNTs)

Médico Endocrinologista pela Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Mestre em Saúde Pública pelo Imperial College London. Coordenador do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes (ADJ Diabetes Brasil), foi Representante Regional do programa de Young Leaders in Diabetes (YLD) da IDF, entre 2017-2019, onde esteve à frente do projeto de rastreio de acesso aos cuidados e medicações na América Latina. Representou a Sociedade Civil na consulta pela ONU sobre CCNTs (Nova Iorque/2018). Atualmente é Professor de Endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Vice-Presidente da ADJ Diabetes Brasil e membro da Comissão Consultiva do Fórum Intersetorial de CCNTs no Brasil.


Parceiros Institucionais
Parceiro Coorporativo

bottom of page