top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Grupos de Apoio Online - Construindo diálogos - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Grupos de Apoio Online - Construindo diálogos

Responsável pelo projeto: Neila Campos

Instituição: ABRATA

Contato: vicepresidente@abrata.org.br; diretoriaexecutiva@abrata.org.br


Instituições parceiras Governo do Estado de SP e Centro Paula Souza.

Foto: Freepik

Sobre o Projeto

O objetivo do projeto é oferecer para as pessoas que apresentam depressão e transtorno bipolar, familiares e cuidadores, um espaço seguro, confidencial e acolhedor, para troca de experiências, compartilhamento de vivências, percepções e ideias, busca de soluções, de ajuda solidária, por meio de suporte entre pares e a oferta de apoio e conforto uns aos outros, de forma regular e gratuita.


Os Grupos de Apoio Online ABRATA acontecem ao vivo e em tempo real pelo Zoom Meeting, semanalmente. A filosofia dos Grupos de Apoio ABRATA está baseada nos valores centrais de pertencimento, acolhimento, inspiração, sabedoria e responsabilidade. A pessoa que reconhece o valor da experiência vivida pode inspirar esperança e motivar indivíduos a escolher seus próprios caminhos únicos, para o bem-estar e saúde mental.. A supervisão técnico-científica acontece mensalmente.

Houve uma alta na demanda para inscrições e fila de espera, com oferta de novos horários e dias e ampliação no número de vagas. Os depoimentos espontâneos enviados via rede social e durante os Grupos destacam o Grupo como essencial na jornada da pessoa que vive com uma condição de saúde mental e familiar. Tendo em vista os relatórios dos Grupos, depoimentos, alta demanda para inscrições e lista de espera por vagas, há oferta de 6 Grupos por semana para adultos e 1 Grupo para os adolescentes e jovens. Em abril de 2020, foi implementado o 1º Grupo de apoio online, semanal. Os resultados e benefícios foram: Apoio interpessoal Como lidar com problemas e crises, Como tomar melhores decisões, Compreender sobre os medicamentos, Adesão ao tratamento, Sensação de pertencimento, Aceitação, segurança e confidencialidade, Liderança entre pares.


O projeto tem como referência a expertise e metodologia da ABRATA em seus 23 anos de atuação em psicoeducação em saúde mental e na oferta de Grupos de Apoio Mútuo para pessoas que apresentam transtornos de humor - adolescentes, jovens, adultos e seus familiares. Em 2022, estabeleceu-se parceria junto ao Governo do Estado de SP/ Centro Paula Souza, para encaminhamento dos alunos para os Grupos de Apoio Online Adolescentes e Jovens.


Saiba Mais


bottom of page