top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

HEARTS nas Américas: Guia e fundamentos para implementação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Iniciativa Global Hearts e seu Pacote Técnico HEARTS em 2016. Seu objetivo é melhorar os serviços clínicos preventivos na atenção primária à saúde (APS) usando intervenções altamente eficazes, escaláveis, sustentáveis ​​e comprovadas. Como Escritório Regional da OMS para as Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está desenvolvendo e coordenando a Iniciativa HEARTS nas Américas com uma visão clara: até 2025, HEARTS será o modelo institucionalizado para gerenciamento de risco de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão, diabetes , e dislipidemia na atenção primária à saúde nas Américas.


A Iniciativa HEARTS nas Américas está entrando em seu sexto ano de implementação, tendo se expandido da coorte original de 4 países para 22 países atuais que implementam o modelo HEARTS. O acúmulo de conhecimento, práticas e experiências de campo e de diferentes níveis de implementação foi compilado neste novo Guia e Fundamentos para Implementação. Este manual complementa o Guia de Implementação do pacote técnico WHO HEARTS. Ampliar as lições específicas aprendidas com a implementação sistemática do HEARTS nas Américas, uma vez que abrange vários papéis e requer coordenação entre departamentos do Ministério da Saúde (MS), partes interessadas, agências parceiras, sociedades científicas e instituições acadêmicas.

Documentar as experiências de implementação e ampliação de países nas Américas é oportuno para impulsionar a institucionalização do modelo HEARTS para gerenciamento de risco de doenças cardiovasculares (DCV), incluindo hipertensão, diabetes e dislipidemia na APS nas Américas até 2025. Este manual foi projetado para ser prático e fácil de usar. O objetivo é orientar os implementadores nos níveis nacional e subnacional para navegar pelos diferentes estágios de implementação e garantir a sustentabilidade de longo prazo.


O manual foi escrito para pontos focais nacionais, gestores e coordenadores a nível sub-regional, provincial, distrital, municipal e unidades de saúde que implementam HEARTS. Destina-se a responder a perguntas frequentes sobre as premissas, objetivos, componentes e etapas para a implementação da Iniciativa HEARTS nas Américas.


Acesse o recurso clicando aqui.

bottom of page