top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Material Linguagem Importa! criado pelo FórumDCNTs é destaque na prova da USP

O guia Linguagem Importa! elaborado pelo FórumDCNTs em parceria com 26 instituições e lideranças nacionais e internacionais dos setores público, privado e terceiro setor, serviu de base para perguntas do processo seletivo às vagas dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu de Residência em Saúde da Universidade de São Paulo (USP), aplicado pela FUVEST.


Em uma das perguntas foi destacado um trecho do material e perguntado aos candidatos qual o objetivo dele, que é incentivar o uso de linguagem empática no atendimento em saúde aos indivíduos com condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).


Confira o trecho destacado:

"A comunicação é mais ampla do que a seleção de palavras. Inclui também entonação, velocidade do discurso, além de uma série de aspectos de comunicação não verbal. Ao mesmo tempo, o papel da escolha de palavras não pode ser minimizado, pois ele tem potencial para aproximar ou afastar, incluir ou excluir, demonstrar respeito ou estigmatizar, abrir via de mão dupla ou estabelecer barreiras hierárquicas."


As questões foram colocadas na parte de interpretação de texto de todas as áreas.

O uso do material Linguagem Importa! nesta prova destaca a relevância e a qualidade do material gerado pelo FórumDCNTs, bem como a necessidade de abordamos cada vez mais uma linguagem empática e inclusiva.


Clique aqui para conferir a prova na íntegra.

bottom of page