top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Especialistas pedem ação sobre os determinantes comerciais da saúde e sua equidade

Pesquisadores destacam a necessidade urgente de uma resposta global com relação aos problemas de saúde e desigualdades sociais em todo o mundo


O setor privado tem uma grande influência na saúde por meio de seus produtos e práticas. Os atores comerciais influenciam a saúde de formas variadas e complexas. Eles têm sido fundamentais no desenvolvimento e fornecimento de bens e serviços essenciais de saúde, mas alguns de seus produtos e práticas são responsáveis ​​pela escalada de problemas de saúde e desigualdade em saúde em todo o mundo. As estruturas para compreensão e uma agenda para responder a essas influências na saúde são definidas na série The Lancet sobre os Determinantes Comerciais da Saúde. Seus três artigos mostram o caminho para um mundo onde a saúde vem antes do lucro e todas as pessoas vivem livres dos danos causados ​​pelas forças comerciais.

Foto: Freepik

"Como sublinha o Lancet Series on the Commercial Determinants of Health, muitos dos fatores de risco mais significativos para doenças e lesões – tabaco, álcool e alimentação pouco saudável – são grandes indústrias e geradores de lucro para algumas das maiores empresas do mundo." Escreveu o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comentário dentro da série. "É hora de uma mudança de paradigma. A saúde pública não pode e não irá melhorar sem ação sobre os determinantes comerciais da saúde, do nível local ao global. São necessárias novas formas de governança da saúde pública".


O Dr. Tedros também delineou o trabalho da OMS nessa área em seu comentário, destacando o apoio da OMS aos governos nacionais na abordagem de aspectos específicos dos determinantes comerciais em áreas como controle do tabaco, comercialização de substitutos do leite materno e doenças crônicas não transmissíveis. Com base nesse trabalho, em 2021, foi estabelecida uma nova iniciativa sobre os determinantes econômicos e comerciais da saúde e, no próximo ano, será publicado o primeiro Relatório Global sobre os Determinantes Comerciais da Saúde.


Regular o mau e permitir o bom


O primeiro artigo da série define os determinantes comerciais da saúde como os "sistemas, práticas e caminhos pelos quais os atores comerciais impulsionam a saúde humana e a desigualdade em saúde". Dessa forma, os autores da série reconhecem o potencial dos atores comerciais de terem impactos positivos e negativos na saúde e na sua equidade e estabelecem uma base para entender como os determinantes comerciais podem ajudar a orientar os governos na criação de novas políticas e sistemas para regular os danos e benefícios habilitantes.


É importante ressaltar que esses impactos na saúde são, no segundo e terceiro documentos, contextualizados por uma estrutura para entender os atores comerciais e uma visão para as políticas, sistemas de governança e modelos de negócios necessários para garantir saúde, bem-estar e equidade. Essa agenda exige, entre outros temas, formações em sistemas políticos e econômicos para incentivar a prática comercial pró-saúde e capacitar os governos para lidar com práticas comerciais prejudiciais.


Os autores delinearam toda a gama de setores e práticas comerciais que têm impactos negativos na saúde, produtos que incluem não apenas as indústrias de álcool, tabaco e alimentos não saudáveis, mas também outros, como combustíveis fósseis, mineração, jogos de azar, bem como a ampla gama de práticas que influenciam sistemas regulatórios, leis e políticas. As influências de indústrias como automobilística, farmacêutica, novas tecnologias e mídia social, que podem ter impactos positivos e negativos na saúde e na equidade em saúde, também estão incluídas nas discussões.


Os autores concluem enfatizando que agora é a hora de avançar em conceituações ousadas de progresso social de forma a tornar os interesses públicos e o bem-estar humano prioridades mais altas do que o lucro.


Próximos passos


A Série Lancet sobre os Determinantes Comerciais da Saúde representa um passo significativo na compreensão das formas complexas e multifacetadas pelas quais os atores comerciais influenciam a saúde e a equidade em saúde em todo o mundo. A OMS está empenhada em garantir que o setor privado seja capaz de realizar seu potencial para se tornar um parceiro para a saúde e acompanhará de perto e se envolverá nas discussões e diálogos gerados pela série. Isso ajudará a informar os esforços existentes e em desenvolvimento da OMS sobre os determinantes econômicos e comerciais da saúde. Juntos, podemos desenvolver novas métricas e governança, expandir a base de evidências e reorientar práticas comerciais prejudiciais à saúde e à equidade na saúde.


Veja também:

bottom of page