top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Programa Saúde na Escola lança recursos sobre prevenção do uso do tabaco

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação brasileiros lançaram dois recursos eletrônicos com informações e orientações sobre prevenção ao uso do tabaco para serem usados nas escolas: o Caderno Temático e o Guia de Bolso, ambos desenvolvidos no âmbito do Programa Saúde na Escola.


O tabagismo é reconhecido como uma condição crônica não transmissível (CCNT) que causa dependência física, psicológica e comportamental e configura a maior causa evitável isolada de mortes precoces em todo o mundo (DROPE et al., 2018), indo muito além do uso de cigarros. O tabagismo também engloba o uso de outros produtos derivados do tabaco que possuem nicotina, que é a substância química que causa a dependência. Além disso, o tabaco também é fator de risco para outras condições incapacitantes e fatais, como as condições cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e cânceres, e grande parte das mortes por estas condições podem ser atribuídas ao tabagismo, como descrito no gráfico abaixo (disponível no Caderno Temático).


O Caderno Temático de Prevenção do Uso do Tabaco também traz os aspectos conceituais e históricos do tabagismo, os diversos tipos de produtos utilizados para fumar, inalar e vaporar a substância, além dos impactos do tabaco no meio ambiente, como abordar a prevenção do tabaco com os adolescentes e aspectos das diferentes legislações para proteger crianças, adolescentes e jovens do tabagismo. Clique abaixo para baixar.

Caderno_Temático_Prevenção_ao_Uso_do_Tabaco
.pdf
Download PDF • 2.36MB

Já o Guia de Bolso tem como objetivo auxiliar profissionais da saúde e da educação na realização de atividades de promoção da saúde e prevenção ao uso de produtos derivados do tabaco no ambiente escolar. O Guia é composto por 05 sugestões de oficinas para fazer com os alunos, com os seguintes temas:

  • Promoção da saúde e prevenção do tabagismo;

  • Prevenindo o tabagismo, brincando e aprendendo;

  • Malefícios do tabagismo e os benefícios de parar de fumar;

  • Promovendo a saúde e prevenindo o tabagismo através das redes sociais;

  • A Influência da mídia para o consumo de tabaco e o tabagismo como fator causal para diversas outras CCNTs.

Clique abaixo para baixar.

Guia_de_Bolso_Prevenção_ao_Uso_do_Tabaco
.pdf
Download PDF • 982KB

Fonte: Ministério da Saúde

bottom of page