top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança Guia de bolso para gerar impacto na saúde global a partir de ferramentas e modelos práticos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança o "Manual de Implementação, Edição de Bolso: Um Guia de Referência Rápida para Gerar Impacto na Saúde, com Ferramentas e Modelos". O importante documento foi co-desenvolvido pelos Departamentos de Execução do Impacto e de Estratégia e Apoio ao País na Sede da OMS, sob a liderança de Melanie Bertram, Pavel Ursu, Samira Asma (Divisão de Dados, Análise e Entrega para Impacto); Rasul Baghirov e Shambhu Acharya (Departamento de Estratégia e Apoio ao País).


Foto: Divulgação

O Manual de Implementação foi elaborado para apoiar a implementação eficaz a fim de alcançar progressos mensuráveis ​​em direção às metas relacionadas com a saúde. Em última análise, baseia-se no princípio fundamental de que os dados e o planejamento não são pontos finais suficientes por si só: é preciso continuar a perguntar a fim de iniciar ações que manterão o dinamismo dos seus esforços de implementação e a probabilidade de alcançar os resultados desejados. Esta Edição de Bolso do Manual de Implementação é uma versão consolidada do conteúdo principal e pretende ser um guia de acesso rápido "pronto para uso" para aqueles envolvidos ou que apoiam os esforços de implementação.





O guia é dividido em cinco grandes temas:


Foto: Reprodução
  1. Identificar um problema de alta prioridade

  2. Projetar soluções e definir metas

  3. Comunicar e envolver

  4. Implementar, acompanhar o progresso e ajustar

  5. Sustentar a mudança


O Departamento de Entrega para Impacto (DFI) e a EVIPNet continuam a colaborar em torno do desenvolvimento de novos produtos técnicos para promover o EIDM e a implementação de melhores práticas. Novas ferramentas serão continuamente adicionadas ao repositório online do EIDM da OMS, e o feedback dos workshops ou outros compromissos será usado para informar refinamentos, bem como adições ao Compêndio do Manual de Implementação. Além disso, ambas as equipes estão a contribuir com esforços transversais dentro da OMS para apoiar a adoção de orientações normativas em ação e melhorar a monitorização, avaliação e aprendizagem desde a aplicação até ao impacto.


Acesse o documento na íntegra. Clique aqui.


Komentarze


bottom of page