top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS lança nova lista de dispositivos médicos de prioridade para o gerenciamento de DCV e diabetes

O FórumDCNTs tem expressado preocupação em relação à necessidade de garantir que os diferentes níveis de atenção, especialmente o nível básico, estejam equipados para diagnosticar oportunamente e monitorar as diferentes DCNTs. Sem equipamentos adequados e/ou no local onde as pessoas recebem atenção médica, oportunidades fundamentais para diagnóstico e ajustes terapêuticos são perdidas.


Com isso, apesar da capilaridade do sistema de saúde e das atualizações da lista de medicamentos essenciais disponíveis, algumas DCNTs ainda apresentam mais de 50% das pessoas não diagnosticas e os indicadores que não avançam. Entendemos, assim, como muito positiva a publicação da WHO de uma lista de equipamentos médicos prioritários para manejo de diabetes e doenças cardiovasculares nos diferentes níveis de atenção.

A nova lista fornece diretrizes clínicas para condições específicas, descreve as intervenções relevantes necessárias (por exemplo, hospitalização, cirurgia cardíaca, terapia intensiva, testes de laboratório e imagens médicas), bem como o equipamento médico necessário, como conjuntos de instrumentos cirúrgicos, equipamento de proteção individual e dispositivos de diagnóstico e tratamento. Inclui mais de 500 dispositivos necessários em todos os níveis do sistema de saúde, desde unidades de atenção primária a hospitais altamente especializados, e dispositivos necessários para emergências de saúde. Paralelamente a essa lista, a OMS desenvolveu o MeDevIS, um sistema de informação de dispositivos médicos e câmara de compensação onde engenheiros biomédicos, formuladores de políticas públicas e gerentes de hospitais podem encontrar informações sobre dispositivos médicos específicos, seu uso e como cuidar deles. O site atualmente lista 1.500 dispositivos e continuará a ser atualizado para outras doenças e condições de saúde.


bottom of page