top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

OMS - Valorizando a saúde para todos: repensando e construindo uma abordagem de toda a sociedade

Muitas vezes, é preciso uma crise ou uma catástrofe para expor o que realmente valorizamos como sociedade e expor nosso fracasso em construir uma economia em torno de tais valores. Se em tempos normais deixarmos de valorizar o que nos equipa para enfrentar os maiores desafios que a humanidade enfrenta – das mudanças climáticas à Saúde para Todos – quando os desafios surgirem, nenhum dinheiro jogado neles no último minuto corrigirá suas causas.


Este resumo, o terceiro de uma série publicada pelo Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS, considera duas questões-chave em torno da questão do valor e da economia:



  • Se a saúde e o bem-estar estão ao alcance de todas as pessoas neste planeta e Saúde para Todos é o objetivo, então o que as sociedades precisam valorizar para alcançá-lo?

  • Como criar métricas para orientar e avaliar a reformulação e redirecionamento que a economia deve passar para alcançar a Saúde para Todos?


Abordar essas questões requer uma abordagem de todo o governo e toda a sociedade, indo além da atual abordagem em isolada da Saúde para Todos. Não podemos esperar que um foco estreito em condições individuais, em vez de pessoas e sistemas, que possa levar ao progresso em direção à Saúde para Todos na prática. O mesmo acontece se mantivermos a dependência da ajuda externa, em vez de criar financiamento sustentável e investimento de longo prazo. Significaria adotar uma abordagem mais colaborativa, holística, dinâmica, multissetorial e multissetorial para o gerenciamento de desafios complexos.


Acesse aqui o 3° Resumo do Conselho da OMS sobre Economia da Saúde para Todos.


Ainda, assista o evento de lançamento do Resumo:

bottom of page