top of page

Relatório de Progresso: Grupos de Apoio Online - Construindo diálogos - Finalista Melhores Projetos 2023

Foto do escritor: FórumDCNTsFórumDCNTs

Nome do Projeto: Grupos de Apoio Online - Construindo diálogos

Instituição: ABRATA

Responsável pelo projeto: Neila Campos

Resultados Alcançados:


Os Grupos de Apoio Online têm como propósito fundamental trocar experiências, compartilhar vivências, buscar soluções e oferecer suporte, apoio e conforto a pessoas com transtorno bipolar e/ou depressão, além de seus familiares. Isso possibilita o desenvolvimento da sensação de pertencimento e a construção de uma rede de apoio sólida. Nos últimos 12 meses, nosso projeto alcançou mais pessoas, expandindo significativamente seu impacto. O projeto firmou parcerias importantes com Viatris, Daiichi Sankyo e Abbott, enquanto novas parcerias estão em diálogo com o PRATA-IPq-HCFMUSP, Instituto Dara/RJ e TEVA.


O recurso obtido após ter sido finalista no Concurso Melhores Projetos FórumCCNTs 2023 foi importante para a manutenção da assinatura do ambiente de videoconferência Zoom, sendo essencial para a continuidade e expansão do programa. A videoconferência é utilizada para a realização dos Grupos de Apoio Online, permitindo ampliar o alcance da ação para todas as regiões do país. A continuidade desta ação favorece a procura pelos "Grupos de Apoio Online", que têm mostrado um crescimento contínuo. Isso garante a perenidade do projeto na oferta de uma atividade de peer support, onde indivíduos que enfrentam desafios semelhantes oferecem suporte mútuo, compartilham experiências e recursos. A metodologia ABRATA é aplicada, tornando o suporte acessível a todos que necessitam. De acordo com os relatos recebidos, o Grupo de Apoio Online é, em muitos casos, a única ferramenta de saúde mental disponível para os participantes em seus municípios.


A formação de novos facilitadores e a supervisão técnico-científica mensal são ações que fortalecem a eficácia dos grupos. O Curso de Formação para Facilitadores de 2024, realizado no primeiro semestre, teve como objetivo ampliar a equipe de facilitadores do GAO (Grupo de Apoio Online) para atender à crescente demanda. A Supervisão Técnico-Científica,  realizada mensalmente, discute casos apresentados nos Grupos de Apoio Online e aprimora as habilidades dos facilitadores. Coordenada pela Dra. Rosilda Antonio, vice-presidente do Conselho Científico, as reuniões mensais incluem a participação de membros do Conselho Científico da ABRATA.


Saiba mais:



Comments


bottom of page