top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Progresso Nacional na Implementação dos ODS

Esse é o quarto relatório, de uma série de relatórios, encomendados pela sociedade civil. O documento fornece uma análise independente dos 47 relatórios da Revisão Nacional Voluntária (VNR) em inglês, francês, espanhol, russo e árabe apresentados em 2019 ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) das Nações Unidas. Preparado pelo Conselho Canadense para Cooperação Internacional, o relatório identifica dez pilares principais que são essenciais para a implementação eficaz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Também reconhece as boas práticas emergentes e apresenta uma série de conclusões e recomendações sobre como os países podem melhorar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e usar o HLPF como uma oportunidade para aprendizagem mútua entre pares, troca de conhecimento e apoio.

Progresso Nacional na Implementação dos ODS.
Progresso Nacional na Implementação dos ODS.

É importante ressaltar que a revisão também fornece uma avaliação comparativa de como os relatórios de VNR estão evoluindo ao longo do tempo por meio de uma comparação da análise dos VNRs em 2016, 2017 e 2018 com os resultados de 2019.


O relatório deste ano mostra tendências positivas sobre não deixar ninguém para trás e o envolvimento das partes interessadas. No entanto, também sublinha o silêncio contínuo dos Estados Membros nos relatórios de Revisão Nacional Voluntária sobre o fechamento do espaço cívico e discute como isso afeta a capacidade de todas as partes interessadas de se envolver e implementar as metas de desenvolvimento sustentável.


bottom of page