top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Semana D de Imunização dos Pacientes Oncológicos - Finalista Melhores Projetos FórumDCNTs 2023

Nome do Projeto: Semana D de Imunização dos Pacientes Oncológicos

Responsáveis pelo projeto: Sabina Bandeira Aleixo

Instituição: Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim

Contato: sbaleixo@yahoo.com.br

Instituições parceiras

Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre o Projeto

O objetivo do projeto é facilitar o acesso da pessoa em tratamento oncológico, educando os profissionais de saúde quanto às vacinas a serem realizadas nessas pessoas em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal e Estadual para a liberação.


Foi implementado primeiramente em 2022; houve o treinamento de 34 profissionais da área da saúde sobre as vacinas na pessoa em tratamento oncológico, conseguindo vacinar 223 pessoas. Realizou-se um treinamento a todos da equipe multiprofissional sobre a vacinação da pessoa com câncer, além disso foi confeccionada uma ficha padrão de orientação sobre a semana D de vacinação. A vacinação acontece no setor de quimioterapia onde as pessoas com câncer vão para realizar o seu tratamento.


O intuito do projeto foi educar os profissionais de saúde da importância das vacinas nesta população e facilitar o acesso das pessoas em tratamento oncológico realizando a vacinação no setor de quimioterapia da instituição onde fazem o tratamento. Há falta de informação e dificuldade de acesso para sua liberação; a escalabilidade é garantida com plano de educação continuada com o treinamento dos profissionais de saúde orientando sobre vacinas, efeitos colaterais e fluxos do SUS.


Saiba Mais


bottom of page