top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Distúrbios do Sono, Fator de Risco para CCNTs: Políticas e Programas para Prevenir e Tratar - 29/05



Objetivos


  • Identificar distúrbios dos sono que devam ser classificados como doença/condição crônica não transmissível (DCNTs/CCNTs) e seus impactos sobre a saúde individual e coletiva.

  • Conhecer os mecanismos pelos quais os distúrbios do sono levam ao desenvolvimento e agravamento das CCNTs mais prevalentes, como diabetes, obesidade, doença cardiovascular, dor crônica e alterações de saúde mental.

  • Engajar os setores público, privado e terceiro setor na proposição de programas e políticas de rastreio, diagnóstico e tratamento dessas condições de alta prevalência, com potencial para melhorar o controle da maioria das principais CCNTs.


Agenda


Vídeo Resumo


7h50 – Chegada de todos e acomodação


8h10 - Abertura – Boas-vindas (Mark Barone, FórumDCNTs; Douglas Silva, ResMed; Eduardo Macário, SES-SC; Márcio Galvão, UFBA; Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil) (Vídeo)


8h20-8h55 - Contextualização (moderação e introdução ao tema sobre prevalência de distúrbios do sono e quais deles são CCNTs/DCNTs: Claudia Albertini, Resmed) (Vídeo)

  • 8h25-8h35 - Quais os custos atrelados aos distúrbios do sono? Custa mais tratá-los ou não tratá-los? (Alan Eckeli, FMRP-USP) (Vídeo)

  • 8h40-8h55 - Comentários breves (moderação: Claudia Albertini, Resmed) (Vídeo)

9h00-9h55 - Painel 1 - Associações entre Distúrbios do Sono e Doenças Crônicas, o que já sabemos e fazemos? (Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil) (Vídeo)

  • 9h05-9h15 – Associações entre distúrbios do sono, obesidade, diabetes e DCV (Sonia Togeiro, UNIFESP) (Vídeo)

  • 9h20-9h30 – Associação de mão dupla entre distúrbios do sono, transtornos de saúde mental e dor (Almir Tavares, UFMG) (Vídeo)

  • 9h35-9h45 – Como as políticas públicas endereçam os desafios dos distúrbios do sono e sua associação com outras CCNTs no Brasil? (Miguel Medeiros) (Vídeo)

  • 9h50-10h00 - Comentários breves (Ronaldo Wieselberg, ADJ Diabetes Brasil) (Vídeo)


10h05-10h20 – Café


10h25-11h25 – Painel 2 - Agravamento de Condições Crônicas e Tratamento (Claudia Moreno, FSP-USP) (Vídeo)

  • 10h30-10h40 - Como distúrbios do sono contribuem para o agravamento de doenças crônicas e desenvolvimento de complicações, e como essas complicações impactam o sono? (Luciano Drager, ABS) (Vídeo)

  • 10h45-10h55 - Alternativas custo-efetivas para diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono com potencial para prevenir outras CCNTs e/ou seu agravamento (Geraldo Lorenzi, InCor-FMUSP) (Vídeo)

  • 11h00-11h10 - Resultados de linha de cuidado de distúrbio do sono implementada (Soraya Moura, SMS-Araguari) (Vídeo)

  • 11h15-11h25 - Comentários breves (Claudia Moreno, FSP-USP) (Vídeo)

11h30-12h15Consenso e Próximos Passos (Mark Barone, FórumDCNTs; Alessandro Chagas, CONASEMS; Douglas Silva, ResMed; Eduardo Macário, SES-SC; Luciano Drager, ABS; Márcio Galvão, UFBA; Soraya Moura, SMS-Araguari) (Vídeo)



Painelistas e Moderadores

Alan Eckeli, MD, PhD

(FMRP-USP)

Graduação em Medicina e Residência em Neurologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Residência em Neurofisiologia e Doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono e Título de Neurologista pela Academia Brasileira de Neurologia. Atuou como Médico Assistente e Professor na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAPEPA) do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP-USP). Revisor de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de psiquiatria, neurociências e medicina do sono. Ampla experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando em Medicina do Sono. Atualmente é Professor de Neurologia e Medicina do Sono na FMRP-USP.


Almir Tavares, MD, PhD

(UFMG)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto Raul Soares - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutorados: National Institute on Aging, NIH, Bethesda; e Johns Hopkins, Baltimore. Membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria, com atuação em Psicogeriatria, Psicoterapia e Medicina do Sono. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.


Claudia Albertini, MSc, PhD

(ResMed)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atuou como Professora Supervisora de Estágio no Ambulatório de Reabilitação Pulmonar do HCFMUSP. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Defesa Pulmonar, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia cardiorrespiratória, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, apeia obstrutiva do sono. Há mais de 15 anos atuando na indústria farmacêutica, ocupando as posições de Gerente de Cuidados Respiratórios e Medical Affairs da ResMed na América Latina e Asia. Atualmente é Gerente de Operações Clínicas da ResMed na América Latina.


Claudia Moreno, MSc, PhD

(FSP-USP)

Graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública USP (FSP-USP), no Instituto do Sono - UNIFESP, com bolsa de Jovem Pesquisador da Fapesp, e no Stress Research Institute (Suécia). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FSP-USP e Vice-presidente da Associação Brasileira de Sono. Ampla experiência em Cronobiologia e Saúde Pública, com estudos sobre sono, ritmos biológicos, problemas cardiovasculares, metabolismo e nutrição. Atualmente é Professora Associada e Chefe do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.


Geraldo Lorenzi Filho, MD, PhD

(InCor - HCFMUSP)

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Defesa Pulmonar pela USP, Pós-doutorado em Medicina do Sono na Universidade de Toronto e Livre Docência na área de Pneumologia/Medicina do Sono pela USP. Atuou como Médico assistente da Disciplina de Pneumologia, Diretor Cientifico e sócio da startup Biologix, Presidente da Associação Brasileira do Sono (ABSono), Coordenador da Residência de Medicina do Sono no complexo HC-FMUSP, Proponente e Coordenador do Laboratório de Investigação Médica (LIM) 63 na FMUSP, editor associado da revista Sleep Science, coordenador brasileiro do Estudo SAVE, coordenador brasileiro do Estudo multicêntrico ADVENT-HF e membro da American Thoracic Society. Atualmente é Diretor Geral do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (InCor - HCFMUSP), fundado por ele.


Luciano Drager, MD, PhD

(ABSono)

Graduação em Medicina, Doutorado em Ciências pela FMUSP, Livre-Docência pelo Departamento de Cardiopneumologia e Pós-Doutorado pela Johns Hopkins University. Atuou como Orientador permanente da Pós-graduação da Cardiologia e da Nefrologia da FMUSP, Médico Assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor), membro do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina, do Corpo Editorial dos Periódicos Científicos Current Hypertension Reports e Sleep Science e do Corpo Editorial do periódico CHEST. Atualmente é Diretor da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia da FMUSP e Presidente da Associação Brasileira do Sono (ABSono).


Miguel Medeiros, MBA

Graduado em Fisioterapia, Especialização em Doenças Neuromusculares pela UNIFESP, Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde - SES/SP, Especialização em Gestão de Serviços de Saúde pelo SENAC, e MBA em Acesso à Mercado Público e Privado de Saúde e Farmaeconomia pelo Centro Universitário São Camilo Mais de 15 anos de experiência nos segmentos de Medical Devices, Farmacêuticas e Hospitalar. Atuou como Fisioterapeuta Sr. no Hospital Israelita Albert Einstein e Key Account Manager para Acesso, Consultor de Acesso Estratégico na ResMed, trabalhando nas Área de Device para Apneia do Sono, Consultoria de Saúde Para Indústria Farmacêutica/Medical Devices e Atenção Primária à Saúde.


Sonia Togeiro, MD, MSc, PhD

(UNIFESP)

Graduada em Medicina pela  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Especialista em Pneumologia e Medicina do Sono pela Associação Médica Brasileira (AMB), Mestre e Doutora, modalidade sanduiche (Universidade de Boston), em Pneumologia pela UNIFESP. Atuação no ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação nas áreas de Pneumologia e Medicina do Sono, com foco principal nos Distúrbios Respiratórios do Sono. Revisora de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de pneumologia e distúrbios respiratórios do sono. Atualmente é Pesquisadora do Instituto do Sono e Professora Afiliada da Disciplina de Biologia e Medicina do Sono, do Departamento Psicobiologia da UNIFESP.


Soraya Moura

(SMS-Araguari)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia, com Pós-Graduação em Administração dos Serviços de Saúde e em Metodologia do Ensino Superior. É referência Técnica da Atenção Primária à Saúde no município de Araguari - MG. Foi enfermeira no Pronto Socorro Municipal de Araguari, atuando a frente da Urgência e Emergência. Foi Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde de Araguari. Foi docente na Universidade Federal de Uberlândia e na Universidade Presidente Antônio Carlos, no curso de graduação de Enfermagem. Atualmente é Secretária de Saúde do município de Araguari.


Parceiros Institucionais



Parceiros Corporativos






bottom of page