top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Sistema de Telerrastreio para COVID-19 da UFBA protege pessoas com DCNTs

Abaixo vídeo e resumo do artigo recém publicado com resultados preliminares da iniciativa.



Resumo do Artigo: O presente relato de experiência tem como objetivo descrever a concepção e os dados preliminares da implementação de um programa de telerrastreio e telemonitoramento da covid-19 para usuários do Sistema Único de Saúde com condições de risco para agravamento. Foi implantado um sistema de telerrastreio por meio do qual estudantes de graduação na área da saúde contactam os pacientes via telefone, conforme periodicidade e critérios predefinidos, para monitorar a evolução do quadro. Em oito semanas, foram realizadas 2.190 tentativas de contato remoto com indivíduos de cinco unidades de saúde. O número efetivo de indivíduos monitorados no momento da escrita deste artigo é de 802. Link para artigo na íntegra.


Figura Fluxograma do telerrastreio da covid-19 em pacientes da atenção primária à saúde que possuem condições de risco para o desenvolvimento de quadro grave, no município de Vitória da Conquista - Bahia (www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102020000100703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt).


Veja também o teleatendimento do CEDEBA para pessoas com diabetes do estado da Bahia: www.saude.ba.gov.br/2020/07/08/pandemia-encurta-caminho-do-cedeba-para-a-telemedicina/

bottom of page