top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

TPI divulga relatório com alerta crítico para o cumprimento dos ODS até 2030

A The Partnering Initiative (TPI), lança o relatório "UNITE TO IGNITE (UNIR PARA INICIAR): Acelerando o poder Transformacional das Parcerias para os ODS e Além", um estudo de investigação e um apelo à ação para investir nos fatores facilitadores para ampliar sistematicamente a ação multilateral para o desenvolvimento sustentável, visto o crítico cenário atual para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030.

Foto: Divulgação

O importante material evidencia que as esperanças para cumprir os ODS até 2030 estão se esgotando, principalmente após a pandemia de Covid-19 que prejudicou ainda mais o progresso de todo o planeta para atingir essas metas. Uma avaliação parcial mostra que das 140 metas com dados, apenas cerca de 12% estão no caminho certo; mais de metade está moderada ou gravemente fora do caminho e 30% não mostram alterações ou regrediram abaixo da linha de base de 2015.


Para atingir essas metas, as parcerias multiatores têm um papel extremamente importante. O alinhamento entre interesses e recursos públicos, privados e humanos, estão numa posição única para encontrar soluções inovadoras, envolver-se localmente, desafiar o poder enraizado e impulsionar uma transformação rumo à visão que todos no planeta podem apoiar: uma sociedade próspera.


O documento também incentiva que cada organização possa investir em pessoas para que possa fortalecer a potência de parceria. Os governos e a própria Organização das Nações Unidas (ONU) são motivados a desenvolverem políticas a fim de construir as plataformas de envolvimento que possam desbloquear todos os recursos da sociedade. Quanto aos financiadores, a intenção é de encontrar novas modalidades que possam apoiar melhor a colaboração e maximizar o impacto transformacional dos seus recursos. E todas as pessoas são encorajadas a trabalharem de forma colaborativa para garantir que as parcerias sejam inclusivas e cumpram os mais elevados padrões.


A urgência das ameaças ao planeta significa que, unidos, todos podem ir longe e de forma rápida, e isso só será possível se todos estiverem cientes, preparados e capacitados. Agora é a hora de investir para que isso aconteça.


Acesse o material completo aqui.


bottom of page