top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Capacitação de Trabalhadores da Atenção Primária para Enfrentamento da COVID-19

Os cuidados de saúde baseados na comunidade são uma parte essencial da atenção primária em todos os momentos. No contexto da pandemia do COVID-19, a capacidade distinta de membros da comunidade para engajamento social e prestação de cuidados onde é necessário é cada vez mais crítica. Esta orientação conjunta da OMS, UNICEF e IFRC aborda o papel dos cuidados de saúde baseados na comunidade no contexto de pandemia. Inclui recomendações práticas para os tomadores de decisão, a fim de ajudar a manter as comunidades e os profissionais de saúde em segurança, a sustentar serviços essenciais em nível comunitário e a garantir uma resposta eficaz ao COVID-19. O uso dessa abordagem abrangente e coordenada ajudará os países a fortalecer a resiliência dos serviços de saúde comunitários em toda a pandemia, para a recuperação precoce. Acesse o material aqui.



Em virtude do avanço nos casos de infecção por coronavírus no país, os profissionais da área da saúde poderão se atualizar para o enfrentamento da pandemia por meio do curso “Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde”, lançado pelo Ministério da Saúde. O curso possui carga horária de 15h e integra uma série de ofertas educacionais que estão em produção para ajudar no combate à pandemia.

As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2020. O curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. A iniciativa é da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, junto à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).


Para também colaborar com materiais sobre a COVID-19, a Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista-BA, elaborou vídeos sobre o combate ao Coronavírus para Agentes Comunitários de Saúde.



Foram gravados sete vídeos informativos e todos estão disponíveis no canal do YouTube da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

bottom of page