top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar: Riscos da Covid-19 para Pessoas com Doenças Crônicas (DCNTs)

GRAVAÇÃO ABAIXO

Webinar Riscos da Covid-19 Para Quem Tem DCNTs

Durante a pandemia do COVID-19 os cuidados específicos para populações com DCNTs (diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, câncer, obesidade) nem sempre são apresentados de forma clara. Este webinar que ocorreu no dia 13/4/2020, das 15h00 às 16h30, teve como objetivo tirar as dúvidas de pessoas com DCNTs e profissionais da área da saúde.

Sobre o evento

Objetivos principais deste webinar:

  • apresentar de forma clara e atualizada os riscos, orientações e o que se deve esperar em relação ao impacto da COVID-19 sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs)*

  • responder às dúvidas de pessoas com DCNTs, estudantes e profissionais de saúde 


*Especialmente diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, obesidade e seus fatores de risco.


Abertura / Facilitador:


Dr. Mark Barone, PhD (apresentação gravada)

(FórumDCNTs)

Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes e em Comunicação. Desde 1999 desenvolve projetos nacionais e internacionais de Pesquisa e Educação em Saúde, Empoderamento, Liderança de (Im)pacientes, e Divulgação Científica. Fellow do Programa Global Health Leaders do PHI e Diretor Técnico do Instituto de Saúde Pública do Brasil, prestando serviço à Medtronic Foundation como Senior Global Technical Advisor (2016-2019). Membro da Diretoria da ADJ Diabetes Brasil, do Departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Vice-Presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF), tem ampla experiência na facilitação de parcerias para a implementação, sustentabilidade e escala de programas e políticas de saúde.

Apresentações dos Especialistas:



Dra. Maria de Fatima Marinho, MD, PhD (apresentação gravada)

(Vital Strategies)

Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestre e Doutora em Medicina Preventiva/Epidemiologia pela USP. Foi Coordenadora Geral de Informações e Análise do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (2005-2007), Coordenadora de Informações e Análise em Saúde da OPAS (2008-Set.2012) e Assessora responsável pelo Observatório Regional de Saúde da OPAS (Set.2012-Jan.2014). Foi Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde até o início de 2019. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da UFMG e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente desenvolve trabalho internacional como Senior Technical Officer em Saúde Pública na Vital Strategies.


Dra. Nise Yamaguchi, MD, PhD (apresentação gravada)

(Instituto Avanços em Medicina)

Medica com Especialização e Mestrado em Imunologia e Doutorado em Pneumologia pela USP. Tem o título de Médica Cancerologista com área de atuação em Oncologia Clínica pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), tendo sido Diretora Científica da SBC (1997-2000), quando participou da idealização e organização dos Centros de Alta Complexidade no Brasil. É diretora do Instituto Avanços em Medicina e é médica voluntária do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É médica do Hospital Israelita Albert Einstein, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Mulheres Médicas do Estado de São Paulo e do Brasil e professora no Curso de Pesquisa Clínica da Harvard Medical School.


Dr. Freddy Goldberg Eliaschewitz, MD, MSc (apresentação gravada)

(CPCLIN e SBEM)

Médico Especialista e Mestre em Endocrinologia pela USP. Atualmente é Diretor Clinico e Investigador Principal do CPCLIN, e Presidente da Comissão de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Membro titular do Comitê de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde e médico do Hospital Israelita Albert Einstein, tem ampla experiência em pesquisa sobre agentes terapêuticos, diabetes, risco cardiovascular, dislipidemia, transplante de ilhotas e terapia celular.


Gravação das Perguntas aos Especialistas e Respostas aqui


Parceiros Institucionais


Parceiros Corporativos

bottom of page