top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Webinar: Saúde Mental A Partir da Pandemia

22/09

Objetivos

  • Conhecer o impacto da pandemia sobre os indicadores de Saúde Mental no Brasil.

  • Entender os planos de enfrentamento às condições mentais do Ministério da Saúde e orientações da OPAS para engajamento da sociedade civil e iniciativa privada.

  • Promover ajustes na Gestão da Saúde Mental nos Sistemas de Saúde Público e Suplementar.


Agenda


19h00-19h15 – Abertura (Vídeo) e Contextualização (Vídeo)


Antonio Carlos Braga, CVV

José Otávio Corrêa, Abbott

Patrícia de Luca, FórumDCNTs


19h20-19h35 – Panorama Global, Local e Orientações (Catarina Dahl, OPAS) (Vídeo)


19h40-19h55 – Ajustes necessários na Saúde Pública e Suplementar (Fernando Morcelli Duarte) (Vídeo)


20h00-20h15 – Plano Nacional de cuidados com a Saúde Mental (Maria Dilma Alves Teodoro, MS). (Vídeo)


20h20-21h00 – Debate (Moderação: Patrícia de Luca, FórumDCNTs) (Vídeo)


Antonio Carlos Braga, CVV

Fernando Morcelli Duarte

Catarina Dahl, OPAS

Maria Dilma Alves Teodoro, MS



Painelistas e Moderadora


Antonio Carlos Braga

(CVV)

Economista, Empresário da área de saúde privada por a 35 anos. Membro do Conselho Diretor do Centro de Valorização da Vida (CVV) – Prevenção do Suicídio, é Diretor do Hospital Psiquiátrico Francisca Julia e da ONG Pró-Saúde Mental que reúne 18 Hospitais Psiquiátricos. Atua no Movimento Conte Comigo, de esclarecimento sobre a Depressão.


Catarina Dahl, MSc, PhD

(OPAS)

Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP) e Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ). Consultora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).


Fernando Duarte, MD

(Santa Casa)

Médico psiquiatra formado pela Santa Casa de São Paulo, psicodramatista formado pela Escola Paulista de Psicodrama, especializado em tratamento de transtornos mentais graves e no treinamento de outros médicos



José Otávio Corrêa, MBA

(Abbott)

Bacharel em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em marketing pela ESPM e em Relações Governamentais pela Universidade de George Washington. Amplo conhecimento em Políticas Públicas, com mais de 25 anos de experiência na Indústria da Saúde. Trabalhou nas empresas Bayer, Schering AG, Sanofi-Aventis e Eurofarma em vendas, marketing, acesso ao mercado (público e privado) e, na Abbott desde 2012, como Diretor de Acesso e Negócios Institucionais no Brasil, e Diretor Global de Negócios Institucionais pela divisão Farmacêutica. Atualmente é responsável pela área de Relações Governamentais e Institucionais (Corporate) da Abbott Brasil, Paraguai e Bolívia.


Maria Dilma Alves Teodoro, MD

(Ministério da Saúde)

Médica psiquiatra, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Residencia Médica em Psiquiatria no Hospital Juliano Moreira da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia/SESAB, Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria. Atualmente docente do curso de graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde/ESCS/Fepecs e Coordenadora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde.


Patricia Vieira de Luca, MSc

(FórumDCNTs)

Bacharel, Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Obesidade, Diabetes e Metabolismo, atuando principalmente em Educação e Advocacy em Saúde. Profissional voluntária em diferentes programas da ADJ Diabetes Brasil durante os últimos 10 anos. Foi presidente e atualmente é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF).


Parceiros Institucionais


Parceiro Corporativo




bottom of page