• FórumDCNTs

TJCC, FórumDCNTs e 217 entidades enviam carta solicitando ações emergenciais ao governo

Nesta semana o movimento Todos Juntos Contra o Câncer, membro tradicional do FórumDCNTs, em parceria com o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil, à Ashoka Brasil, à Rede Alianza Latina, à Rede Filantropia, à Unidos pela Vacina - liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil - e aos empreendedores sociais da Rede Folha encaminhou ao governo carta assinada por 217 entidades solicitando ações imediatas e emergenciais para enfrentamento da COVID-19 com especial foco na proteção do grupo de risco de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).


A carta (abaixo e neste link) foi enviada ao mesmo tempo ao Presidente da República, ao Ministro da Saúde, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ao Ministério Público Federal e à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Destacam-se a demanda por criação de um Grupo de Trabalho de Especialistas na pandemia da COVID-19, com assento para a sociedade civil, assim como 9 ações emergenciais a serem tomadas. Entre elas, estão ações enfatizadas pelo FórumDCNTs em comunicações previas, como a inclusão de pessoas com doenças crônicas nos grupos prioritários para a vacinação, mobilizar dos diferentes setores em parcerias estratégicas para esse enfrentamento, assim como medidas de proteção às pessoas com DCNTs, que constituem grupo de risco para agravamento e óbito quando infectadas pelo novo coronavírus.


Esperamos que a carta receba resposta positiva em breve, para que pessoas com DCNTs estejam devidamente protegidas e possam ter esperança, apesar do sofrimento prolongado com a presente pandemia. A carta foi publicada também no jornal Folha de S.Paulo (link). Entre os membros do FórumDCNTs que assinaram a carta estão: Abrale, ACT Promoção da Saúde, ADJ Diabetes Brasil, Alianza Latina, Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar (AHF), Diabesi Endocrinologia e Diabetes, Instituto Contemplo, Instituto Obesidade Brasil, Instituto Oncoguia, Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS BA), TJCC, Viva com Epilepsia, entre outros. Destacamos também alguns manifestos nacionais publicados nos últimos dias:

  • Brazil, a country collapsing during the covid-19 pandemic (BMJ);

  • Priorização da Vacina de COVID-19 - Posicionamento do FórumDCNTs (link);

  • ADJ Diabetes Brasil envia ofício à Secretaria da Saúde do Estado de SP ressaltando a importância da vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com diabetes no país, o quanto antes (link);

  • Boletim 02/2021 – Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM COVID_AMB);

  • Expectativa de imunidade coletiva por contágio causa morte de centenas de milhares de brasileiros e ameaça o SUS (FSP-USP)