top of page
  • Foto do escritorFórumDCNTs

Projeto finalista de concurso do FórumDCNTs é listado como iniciativa modelo pela OMS

Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG) foi um dos cinco projetos selecionados no Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs/CCNTs em 2022.


O FórumDCNTs anuncia que o projeto “Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG)” foi listado na Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma iniciativa modelo do “Repositório de ações multissetoriais sobre DCNTs e condições de saúde mental”. O projeto foi um dos cinco selecionados e premiados no Concurso de Melhores Projetos para Enfrentamento às DCNTs/CCNTs 2022.

O Concurso de Melhores Projetos FórumDCNTs 2022, que teve os resultados apresentados durante o 11º Encontro do FórumDCNTs, em outubro do ano passado, teve como finalista o projeto “Diretriz municipal para diagnosticar rapidamente e gerenciar remotamente o tratamento da síndrome da apneia/hipopneia obstrutiva do sono na atenção primária à saúde”. Após o rigoroso processo de avaliação, a OMS listou três projetos brasileiros, e um deles foi submetido à oportunidade divulgada amplamente pelo FórumDCNTs.


Essa divulgação acontece após solicitação dos Estados Membros da OMS para documentar e analisar iniciativas nacionais bem-sucedidas em ações governamentais multissetoriais para a prevenção e controle de DCNTs e condições de saúde mental. Ao todo são 95 projetos mapeados que podem ser acompanhados pela plataforma online da OMS.


Conheça o projeto

O projeto “Linha de Cuidado da Apneia do Sono em Araguari (MG)” tem como responsável a Dra. Marislene Nunes, que representa a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari (MG).


A iniciativa tem como objetivos:

  • implantar e viabilizar a Linha de Cuidado da Apneia do Sono (SAOS);

  • orquestrar e implementar estratégias de ampliação de acesso;

  • promover ações de educação permanente para a construção de habilidades, competências e cuidado interdisciplinar para os profissionais na prevenção e tratamento das DCNTs;

  • ampliar a informação sobre a saúde à comunidade e sobre as consequências dos transtornos do sono.


O FórumDCNTs e seus parceiros parabenizam e cumprimentam a equipe implementadora por mais essa conquista de muita importância e relevância para a continuidade de projetos que fazem a diferença, por meio de parcerias intersetoriais para o enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil.


Acesse o resumo do projeto aqui.


bottom of page